Em pleno calor espanhol, quem levou a melhor foi o Homem de Gelo. O finlandês Kimi Raikkonen estragou a festa da torcida local, que contava com mais uma vitória de Fernando Alonso, e pôs fim ao reinado da Renault no Mundial, conquistando a primeira vitória da McLaren na temporada.
Nas quatro etapas anteriores só havia dado a escuderia francesa no alto do pódio – três vitórias para Alonso e uma para Giancarlo Fisichella. Desta vez, o espanhol, que garantiu o esgotamento dos ingressos para o GP mais de uma semana antes da prova, teve de se contentar com a segunda colocação e viu o finlandês liderar a corrida de ponta a ponta.
Para a Ferrari foi mais um final de semana de pesadelo. A escuderia italiana segue sem conseguir a regularidade necessária a quem deseja conquistar o título Mundial e com muitos problemas teve resultados pífios comparados a sua expectativa.
Os problemas começaram com o F2005 de Rubens Barrichello, que precisou ter o motor trocado e acabou largando em último. Michael Schumacher, que havia largado em oitavo, chegou a ser vice-líder mas, com o furo seqüencial de dois pneus – traseiro e dianteiro esquerdos -, acabou abandonando a prova. Barrichello chegou perto, mas não conseguiu pontuar, terminando na nona colocação.
A Sauber também não teve um bom domingo, seus dois pilotos abandonaram a corrida antes do final. O pneu esquerdo traseiro do brasileiro Felipe Massa também não agüentou e pôs fim à prova para ele.
Mesmo perdendo seu reinado, a Renault não tem muito do que reclamar. Com Alonso em segundo e Fisichella em quinto, a escuderia soma mais 12 pontos e amplia sua liderança no Mundial dos Construtores.
As escuderias da Fórmula 1 voltam a medir suas forças dia 22, no GP de Mônaco, em Monte Carlo. Veja como terminou a prova em Barcelona neste domingo:
1 – Kimi Raikkonen (FIN) – McLaren – 66 voltas
2 – Fernando Alonso (ESP) – Renault – a 27s6
3 – Jarno Trulli (ITA) – Toyota – a 45s9
4 – Ralf Schumacher (ALE) – Toyota – a 46s7
5 – Giancarlo Fisichella (ITA) – Renault – a 57s9
6 – Mark Webber (AUS) – Williams – a 68s5
7 – Juan Pablo Montoya (COL) – McLaren – a 1 volta
8 – David Coulthard (ESC) – Red Bull – a 1 volta
9 – Rubens Barrichello (BRA) – Ferrari – a 1 volta
10 – Nick Heidfeld (ALE) – Williams – a 1 volta
11 – Tiago Monteiro (POR) – Jordan – a 3 voltas
12 – Narain Karthikeyan (IND) – Jordan – a 3 voltas
Não terminaram a corrida
Felipe Massa (BRA) – Sauber
Jacques Villeneuve (CAN) – Sauber
Michael Schumacher (ALE) – Ferrari
Christijan Albers (HOL) – Minardi
Patrick Friesacher (AUT) – Minardi
Vitantonio Liuzzi (ITA) – Red Bull