O Guarani Futebol Clube assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado. Em um jogo com três pênaltis, disputado no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, o time de Campinas ganhou por 2 a 1 do Náutico, lanterna do campeonato.
Guarani e Juventude contabilizam os mesmos 19 pontos ganhos, mas a equipe paulista tem uma vitória a mais – em outra partida realizada neste sábado, os gaúchos empataram por 2 a 2 com o Londrina. Já o Náutico, com apenas dois pontos, segue no último lugar.
Pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, às 19 horas (de Brasília) do próximo sábado, o Guarani defende a liderança contra o ABC, no Estádio Frasqueirão. O Náutico, ainda em busca de sua primeira vitória, pega o CRB às 21h30 de sexta-feira, na Arena Pernambuco.
O árbitro Claudio Francisco Lima e Silva marcou o primeiro dos três pênaltis em Campinas no momento em que viu Jobson derrubar Lenon do lado direito da grande área do Náutico. Aos 17 minutos da etapa inicial, Fumagalli bateu no meio do gol e abriu o placar.
O Náutico também precisou de uma penalidade máxima para conseguir o empate no Brinco de Ouro da Princesa. Lima e Silva detectou um empurrão de Auremir sobre Gilmar em jogada aérea e apitou. Encarregado de bater, Giovanni levou a melhor contra o goleiro Leandro Santos.
O Guarani retomou a vantagem no marcador seis minutos antes do final do primeiro tempo. Claudio Francisco Lima e Silva viu Sueliton usar o braço na tentativa de impedir um gol e, além de marcar pênalti, expulsou o jogador. Na cobrança, Fumagalli marcou novamente.
Em desvantagem numérica, o Náutico não conseguiu reagir durante o segundo tempo, apesar das três alterações promovidas pelo técnico Beto Campos. Aos 39 anos de idade, Fumagalli, autor dos dois gols do Guarani, foi substituído por Luiz Fernando para descansar para a próxima rodada.