PUBLICIDADE

Grêmio vence Palmeiras e volta a brigar pela liderança do Brasileirão

PUBLICIDADE

A perseguição ao rival São Paulo continua para o Grêmio. Neste domingo, o Tricolor gaúcho manteve forte o sonho de título nacional com a vitória sobre o Palmeiras. O placar de 1 a 0, gol de Tcheco, frustrou os fãs alviverdes, que tomaram as dependências do estádio do Parque Antártica.
O Palmeiras amargou desfalques de peso em casa. O time comandado pelo técnico Wanderley Luxemburgo entrou em campo sem duas de suas peças mais importantes: o meio-campista Diego Souza e o atacante Kléber, ambos suspensos. O Grêmio também não contou com nomes importantes na defesa, sobretudo na defesa, como Léo, Rever e Pereira.

Na escalação inicial, Luxemburgo surpreendeu e, apesar de treinar na sexta-feira no esquema 3-5-2, entrou com apenas dois zagueiros (Gustavo e Martinez). Léo Lima foi a surpresa no meio-campo para armar as jogadas ao lado de Evandro. Com três zagueiros, o Grêmio demonstrou extrema consistência defensiva.

Com a vitória, o Tricolor gaúcho assume a vice-liderança com 63 pontos, dois atrás do São Paulo. O Palmeiras segue com 61. Na próxima rodada, o Verdão terá mais um confronto contra um adversário da parte de cima da classificação: o Flamengo, no Maracanã, no domingo que vem. No mesmo dia, o Grêmio irá receber o Coritiba, no Olímpico.

O jogo: Como nas decisões entre Palmeiras e Grêmio nos anos 90, a partida no Palestra Itália começou tensa, pegada e até com pontapés de ambos os lados. Logo aos cinco minutos, Martinez deixou o gramado com a cabeça sangrando. Pouco depois, foi a vez de um choque duro entre Amaral e Alex Mineiro. Ambos ficaram caídos.

A marcação das duas equipes barrou os ataques até os 15 minutos. A partir daí, o Palmeiras aumentou a velocidade de seu ataque e passou a dominar as ações, com jogadas pelo lado do campo. Mas, curiosamente, as primeiras grandes oportunidades foram gaúchas. Aos 26 minutos, a zaga alviverde cochilou, Marcel recebeu de Reinaldo e, livre na área, finalizou para fora. No minuto seguinte, Souza arrematou da entrada da área e parou em Marcos.

Assim, o Grêmio passou a acreditar na capacidade de marcar um gol. Pouco antes do intervalo, mais um susto aos palmeirenses. Reinaldo recebeu passe de Rafael Carioca e mandou uma bomba. Marcos teve reflexo para desviar a bola a escanteio. A melhor chance do Verdão no primeiro tempo saiu somente em uma bola parada. Jumar bateu falta de longe e deu trabalho a Victor.

Indefinição: A etapa complementar teve o equilíbrio como sua tônica. O Palmeiras tinha maior posse de bola, mas encontrava dificuldades para furar a boa marcação do Grêmio, que priorizava o contra-ataque, esperando um erro dos donos da casa.

Com a falta de oportunidades, restou aos técnicos trabalharem e mudarem os ataques. Celso Roth colocou André Luís no lugar de Reinaldo, enquanto Wanderley Luxemburgo sacou Denilson para apostar em Jorge Preá. Na seqüência, o Palmeiras ficou mais ofensivo com a presença de Maicosuel na vaga de Jumar.

Aos 28 minutos, um lance inesperado provocou o gol de abertura em favor do Grêmio. Tcheco fez o levantamento da esquerda, a bola passou por todos os jogadores na área e entrou direta. Marcos ficou parado.

Em desvantagem, o desespero tomou conta do Palmeiras. A partir dos 30 minutos, Marcos foi para a área tentar a cabeçada em todas as faltas laterais. Luxemburgo abriu mais o time com a presença de Lenny no lugar de Pierre. Porém, o Grêmio se fechou na defesa e, mesmo com a expulsão de Jean no final, conquistou o resultado positivo fora de casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE