O Grêmio está a dois passos de cumprir seu primeiro objetivo na temporada: reconquistar o título gaúcho. Neste sábado, diante de mais de 32 mil torcedores, o Tricolor venceu o Juventude por 2 a 1 na Arena e confirmou sua vaga para a decisão. Luan e Geromel fizeram os tentos tricolores, e Douglas descontou para a equipe de Caxias do Sul.
Vencedor do jogo de ida por 1 a 0, o Grêmio dominou completamente o primeiro tempo. Abriu o placar com Luan mas cedeu o empate no último lance antes do intervalo, o que deixava o Ju a um gol da classificação pelo saldo qualificado. Numa etapa final truncada nervosa, coube a Geromel decidir a classificação tricolor com um gol de cabeça após escanteio batido por Douglas.
O Grêmio agora aguarda seu adversário na decisão, que terá seu jogo de ida no próximo dia 26. Neste domingo, Internacional e Brasil de Pelotas jogam no Beira-Rio após empatarem em 1 a 1 na partida de ida. Caso o Colorado vença, decidirá o estadual em casa. Se der Inter com empate ou pênaltis, ou classificação do Brasil, a segunda partida da decisão será na Arena.
O jogo– Mesmo precisando da vitória para se classificar, o Juventude ficou atrás, esperando uma oportunidade para o contragolpe. O Grêmio dominou a etapa inicial quase que inteira. A primeira chance veio aos 13, em tabelamento de Giuliano com Luan, que bateu para defesa de Aírton. Aos 23, Rhodolfo pegou sobra após escanteio e chutou em cima do goleiro do Ju.
O gol viria aos 28, em bela jogada de Giuliano. Ele limpou dois marcadores e tocou para Luan, livre, fazer 1 a 0. Com a vantagem, o Tricolor se adonou ainda mais da partida. Aos 33, Braian Rodríguez recebeu lindo passe de Giuliano na cara do gol, mas chutou em cima de Aírton. O goleiro do Papo ainda faria duas defesas difíceis, em nova tentativa de Braian e em outra de Giuliano.
Mas, numa das peças que o futebol prega, o que parecia um jogo fácil virou drama no último lance do primeiro tempo. Lucas cruzou na área gremista e o atacante Douglas ganhou da zaga pelo alto e empatou. Em sua única conclusão, o Juventude marcou, ficando a um gol de se classificar pelo saldo qualificado.
No segundo tempo, o panorama seguiu parecido. Mesmo precisando de um gol, o Juventude seguiu a estratégia de se fechar para explorar contra-ataques. Bem fechado, o time caxiense propiciava poucos espaços ao Grêmio. A primeira boa chance ocorreu aos 13, em chute de Luan espalmado por Aírton. Aos 24, Geromel arriscou de longe, por cima do gol.
Picoli abriu o Juventude aos 26, retirando o volante Alan Schons para colocar o atacante Brenner. Quatro minutos depois, o Grêmio definiu a parada: Douglas cobrou escanteio na cabeça de Geromel, que fez 2 a 1. Diante do Novo Hamburgo, o zagueiro já havia feito gol decisivo para a classificação gremista para a semifinal.
Com Zulu em campo, o time de Caxias do Sul partiu de vez para o tudo ou nada, mas o Grêmio suportou bem a pressão. O Grêmio quase fez o terceiro aos 37, com Yuri Mamute, mas o atacante torceu o tornozelo no lance e teve de ser substituído. Nos acréscimos, Luan fez fila na zaga do Papo e chutou. A bola desviou em Héverton e quase entrou.