Quando um jogo é fraco, muito truncado e de poucas chances para marcar, é preciso aproveitar as oportunidades. Foi o que o Grêmio fez para garantir a vitória na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. Diante de um Bahia de muita vontade e pouca inspiração, o Tricolor Gaúcho conquistou os três pontos com um 2 a 0, no Olímpico, onde o time de Renato Gaúcho não vencia há três jogos.
Junior Viçosa, nome que ainda gera desconfiança da torcida, foi o responsável por deixar o clube gaúcho na quinta colocação, com seis pontos. Foram dele os dois gols da partida. A derrota mantém o Bahia na zona de rebaixamento, no 17º lugar, e com um ponto somado.
Em um confronto muito embolado, de pouca criatividade e raras chances de ir às redes, o Grêmio se saiu melhor, definindo o resultado no primeiro tempo. Junior Viçosa, de cabeça, aos 5 minutos, e em um chute seco, aos 32, escreveu os números finais do confronto.
Na quarta rodada, o Bahia receberá o Atlético-MG, enquanto o Grêmio encara o São Paulo, no Morumbi.
O jogo – Geralmente ousado, Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, optou por ser conservador, deixando no banco o lateral Gabriel e o atacante Leandro, recém recuperados de lesão, e o meia Marquinhos, recém contratado.
O time que foi colocado em campo mostrou-se ser suficiente para enfrentar o Bahia, cuja briga é para não voltar à Série B. Faltou criatividade, velocidade e passes mais lúcidos para os dois lados. O tempo passava e pouco acontecia. A diferença esteve no aproveitamento das raras chances que apareceram.
Aos 5 minutos, após sequência de toques curtos, Mário Fernandes cruzou e Junior Viçosa deixou o Tricolor Gaúcho em vantagem de cabeça. Quanto mais coberto pela sombra ficava o gramado do Olímpico, mais frio se tornava o futebol apresentado em campo.
Jobson, em lance individual, tentou quebrar o gelo da fria Porto Alegre. Ele gingou, driblou Neuton, mas seu chute parou em Marcelo Grohe. Quem conseguiu fazer tudo esquentar foi Junior Viçosa, outra vez. Agora pela meia esquerda, a tabela de passes rápidos parou no pé do centroavante, que guardou o seu segundo gol, aos 32 minutos. Antes do intervalo, Douglas apareceu na frente de Marcelo Lomba, parando no goleiro do Bahia.
O segundo tempo foi mais quente. Os visitantes impuseram uma marcação mais próxima, ganhando espaço nos instantes iniciais. Foram 8 minutos jogando no campo adversário. Faltou criar uma oportunidade para ir às redes. A postura mais incisiva do Tricolor Baiano fez os donos da casa apostarem no contra-ataque, assim Viçosa quase marcou o seu terceiro, desperdiçando chance cara a cara com Lomba.
O Bahia fez a defesa gremista trabalhar, cavando diversos escanteios. Por mais força que fizesse e em nenhum momento desistiu de, ao menos, diminuir a diferença, uma situação cristalina não apareceu. Em cobrança de falta, Ávine carimbou o travessão de Marcelo Grohe, aos 17 minutos.
Nos minutos finais, Renato foi dando chance aos seus ex-lesionados, Gabriel e Leandro, e promoveu a estreia de Marquinhos. É de quem vem do banco de reservas e dos reforços que ainda estão por estrear, Gilberto Silva e Miralles, que o Grêmio espera apresentar um futebol mais consistente no decorrer do Brasileirão. O mesmo vale para o Bahia com Carlos Alberto e Ricardinho. Por enquanto, a realidade é a vitória gaúcha por 2 a 0.