O Grêmio parece ter se recuperado da derrota para o Boca Juniors na final da Copa Libertadores. Mesmo jogando no Beira-Rio, o time venceu o Internacional por 2 a 0 no clássico entre duas equipes que se encontravam na parte de baixo da tabela de classificação.
Com o resultado , o Tricolor deixou para trás a seqüência de cinco derrotas consecutivas (três pelo Brasileirão e duas contra o Boca Juniors). Agora a equipe chegou aos nove pontos, afastando-se da zona de rebaixamento e deixando o Inter, que segue com sete pontos, para trás.
O jogo começou movimentado e, na primeira chance que teve, o Tricolor gaúcho abriu o marcador. Aos seis minutos, Lúcio recebeu na entrada da área, passou entre dois marcadores e chutou na saída de Clemer com o pé direito, estufando a rede adversária.
A partir daí, a pegada das duas equipes prevaleceu sobre a técnica e poucas jogadas ofensivas foram criadas. O Grêmio, que havia perdido Amoroso aos 13 minutos por conta de uma lesão – Everton entrou em seu lugar –, viu seus adversários arriscarem de longe para tentar empatar o confronto.
O primeiro tiro de longa distância foi de Edinho, que recebeu um passe de Pinga aos 26 minutos e mandou uma bomba, que desviou em Sandro Goiano antes de sair para escanteio. Dois minutos depois foi a vez de Marcão arriscar, mas a bola saiu à esquerda do gol de Saja.
A chance mais clara do Colorado aconteceu aos 33 minutos, quando Iarley foi lançado na área, mas demorou para chutar e permitiu o corte providencial de Schiavi. Diego Souza respondeu dois minutos depois em uma cobrança de falta. Ele bateu com violência, mas Clemer, bem posicionado, encaixou com firmeza.
Na volta dos vestiários, o treinador Alexandre Gallo colocou Christian no lugar do zagueiro Sidnei para tentar chegar ao empate. E a igualdade quase veio aos oito minutos, mas Iarley, que ficou com a sobra de um escanteio dentro da área, demorou para finalizar e permitiu a chegada de Gavilán.
Quando o Inter iniciava uma pressão, Diego Souza aproveitou uma bobeira da zaga adversária aos 19 minutos e, na entrada da área, soltou uma bomba, achando o ângulo do gol de Clemer.
A desvantagem no placar desesperou o Colorado, que começou a cometer faltas duras no oponente. Mesmo assim, Edinho quase diminuiu aos 24 minutos em um chute de esquerda, que desviou na zaga e passou tirando tinta da trave de Saja.
Aos poucos, o Tricolor gaúcho foi começando a tomar o meio-campo. Com isso o time diminuiu o ritmo da partida, esperando pelo final do clássico. Irritados, os torcedores do Internacional começaram a pedir a saída de Alexandre Gallo e começaram a deixar o gramado antes do final da partida. Eles nem viram o gol perdido por Everton nos acréscimos, quando o atacante gremista recebeu dentro da área, mas chutou mal.