O Grêmio conquistou uma vitória magra, por 1 a 0, sobre o desclassificado São Luiz de Ijuí, na noite desta quarta-feira, no estádio Olímpico. Mesmo com os três pontos conquistados, o Tricolor não garantiu a vaga para a segunda fase da competição.
Com mais uma atuação fraca do ataque, foi o zagueiro Evaldo que garantiu o resultado, com um gol aos 15 minutos da etapa final. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Santa Cruz, mais uma vez em Porto Alegre. Já o São Luiz cumpre tabela contra o Veranópolis, no estádio 19 de Outubro, em Ijuí.
O Grêmio teve o domínio das ações do primeiro-tempo. Mesmo assim o time não conseguiu chegar a assustar o goleiro Fernando, com uma fraca produção ofensiva e de armação. Somente aos 18 minutos, o Tricolor conseguiu chegar perto do gol adversário, numa cabeçada de Ramon, depois de escanteio cobrado por Tcheco.
Aos 23 minutos, mais uma boa oportunidade. Jogada de Tcheco, que encontrou escalona em boa condição para cruzar e encontrar Reinaldo na área. O atacante, de peixinho, concluiu para fora. Aos 34, Tcheco, quase marcou de falta.
O São Luiz, mesmo sem nenhuma chance de classificação para a segunda fase do Gauchão, não facilitou as coisas para o Grêmio, com uma marcação eficiente que não permitiu espaços no meio-campo. Num jogo truncado, a primeira etapa terminou sem gols.
Demonstrando claramente insatisfação coma produção da equipe, Mano Menezes começou a segunda etapa com duas alterações no meio-campo. Marcelo Costa entrou no lugar de Nunes, e Paulo Ramos no de Ramon – numa tentativa de deixar a equipe mais ofensiva – passando Lucas para a primeira função do meio. E a mudança realmente surtiu efeito. Depois de uma começo em alta velocidade, o Grêmio foi abrir o placar aos 15 minutos.
Mesmo assim com o gol marcado por um zagueiro. Escanteio cobrado por Tcheco, o goleiro tentou afastar e a bola que se ofereceu aos pés do zagueiro Evaldo que balançou as redes. Grêmio 1 a 0. Depois do gol, de positivo apenas a reestréia do atacante Ricardinho na equipe gremista.
Aos 28 minutos o atacante entrou no lugar de Reinaldo, sem acrescentar muito ao time. Ainda pelo Grupo 2, em partida disputada à tarde, em Pelotas, Farroupilha e Santa Cruz empataram em 1 a 1. Luís Gustavo marcou para o Farroupilha e Éder, para o Santa Cruz.