PUBLICIDADE

Grêmio vence e evita que Santos lidere Campeonato Brasileiro

PUBLICIDADE

O Santos desperdiçou a chance de voltar à liderança do Brasileirão ao perder para o Grêmio por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, em jogo realizado no estádio Olímpico. Diante dos tropeços de Cruzeiro e Fluminense, o Peixe precisava de uma vitória para reassumir a ponta, mas acabou se tornando a nova vítima do Tricolor gaúcho, que conquistou sua terceira vitória consecutiva no Nacional (antes vencera Goiás e Palmeiras).
Sem contar com Cléber Santana, suspenso por 120 dias pelo STJD, o técnico Wanderley Luxemburgo mandou o Peixe para campo com três zagueiros (Luiz Alberto, Domingos e Ávalos) e três volantes (Maldonado, Fabinho e Wendel). No entanto, a tática não surtiu o efeito esperado e o time deixou o primeiro tempo sem dar um chute ao gol.

O Grêmio, por sua vez, balançou as redes aos 34 minutos da etapa inicial, com Hugo. No segundo tempo, Luxemburgo colocou os meias André e Magnum e o atacante Wellington Paulista nas vagas de Luiz Alberto, Fabinho e Wendel, mas não conseguiu reverter a situação. O Peixe ainda teve um gol duvidoso anulado na etapa, o que gerou bastante reclamação por parte do treinador.

Com o resultado negativo, o Santos manteve-se estagnado nos 17 pontos, caindo para a quinta posição no Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio chegou aos 14 e pulou para sétimo, alimentando ainda mais o sonho de chegar em breve à zona de classificação da Copa Libertadores.

No domingo, o time de Luxemburgo encerra sua participação no Nacional antes da paralisação do campeonato para a disputa da Copa do Mundo. Às 18h10, o Alvinegro praiano recebe o Botafogo, na Vila Belmiro. No dia anterior, o Grêmio segue no Olímpico para enfrentar o São Caetano.

O jogo:

Com o meio-campo fortalecido pela presença de três volantes, o Santos tentou dominar o setor para ameaçar o Grêmio no ataque. Com Maldonado e Fabinho desarmando as descidas do Tricolor gaúcho, o Peixe pressionou os donos da casa nos minutos iniciais, mas sem chegar com perigo à meta de Galatto. O Grêmio, por sua vez, conseguiu equilibrar o meio-campo em pouco tempo e passou a ameaçar o arqueiro Fábio Costa.

Aos 14 minutos, a equipe local teve oportunidade em falta da entrada da área. Porém, Tcheco pegou mal na bola e mandou por cima do gol. No lance seguinte, Tcheco cruzou da direita, Fábio Costa saiu mal e se chocou com o zagueiro Maidana. Mesmo atingido, o argentino conseguiu cabecear, mandando a bola por cima do travessão. Depois da jogada, o gremista precisou de atendimento médico.

O Peixe respondeu aos 20 minutos, quando Kléber desceu pela esquerda e mandou para a área. A bola passou por Galatto, mas Rodrigo Tiuí escorregou e não conseguiu finalizar. A equipe de Porto Alegre voltou a atacar logo depois. Alessandro limpou um zagueiro e chutou rasteiro, obrigando o goleiro Fábio Costa a se esticar para fazer difícil defesa.

Aos 30, o argentino Maidana pediu para ser substituído, pois não conseguiu recuperar-se do choque que sofreu com o arqueiro santista no início da partida. Nunes entrou para compor a defesa. Cinco minutos depois, o Grêmio abriu o placar no estádio Olímpico. Tcheco cobrou escanteio, Hugo venceu Ávalos pelo alto e estufou as redes dos visitantes.

Depois do revés, o Peixe voltou a buscar o ataque, com jogadas áreas, mas sem conseguir dar um chute sequer à meta de Galatto até o fim do primeiro tempo. Nos minutos finais da etapa, Rodrigo Tabata sofreu falta de Tcheco e reclamou de dores na perna, mas se restabeleceu e continuou em campo.

Durante o intervalo, o técnico Wanderley Luxemburgo alterou completamente o esquema tático do Peixe. O zagueiro Luiz Alberto e o volante Fabinho deixaram a equipe para as entradas dos meias André e Magnum, respectivamente. As modificações deixaram o Santos mais veloz na frente. No primeiro lance de perigo da etapa, Ávalos encaixou um ótimo lançamento para Rodrigo Tiuí, que invadiu a área e chutou sem direção.

Na jogada seguinte, Hugo e Ramon tentaram completar cruzamento que surgiu da direita, mas não alcançaram a bola. Aos 12, os gremistas pediram pênalti de Domingos em Hugo. O árbitro Paulo Henrique Godoy, porém, mandou seguir a partida. Em busca de mais movimentação na equipe, o técnico Mano Menezes sacou Ricardinho e promoveu a entrada de Herrera no Tricolor.

Já o Peixe se arriscou no sistema ofensivo depois de jogada individual de Maldonado, que passou para Rodrigo Tabata bater, mandando por cima do gol. Luxemburgo mudou o time novamente na seqüência. Wellington Paulista assumiu a vaga de Wendel.

O Grêmio não se intimidou com a formação ofensiva do Peixe e passou a ameaçar em contra-ataques. Aos 24, Wellington cruzou da esquerda e Herrera se esticou, sem alcançar a bola. Dois minutos depois, os visitantes tiveram excelente oportunidade para empatar. André arriscou de fora da área e acertou a trave de Galatto. No rebote, Wellington Paulista chutou por cima.

Wellington teve nova oportunidade em seguida, quando matou no peito dentro da área, quando se preparou para concluir, deixou a bola escapar para Galatto. Mano Menezes promoveu a última mudança do Grêmio aos 36, quando Hugo deixou o campo para a entrada de Rudnei.

No minuto seguinte, aconteceu um lance polêmico no Olímpico. Magnum cruzou da esquerda e Wellington Paulista cabeceou para as redes, mas o árbitro anotou impedimento do atacante e anulou o gol. Os santistas reclamaram bastante da decisão de Paulo Henrique de Godoy.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE