O Grêmio sofreu para vencer o Vila Nova por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Olímpico e se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil. O adversário do Grêmio será o Fluminense, que eliminou o Esportivo, de Bento Gonçalves.
A vitória foi sofrida. O Grêmio saiu perdendo em mais uma falha de sua defesa na bola aérea. Mas com determinação, virou o placar e garantiu a classificação.
O jogo – O Grêmio jogava para garantir a vaga e para provar que não sentiu o golpe da eliminação não Campeonato Gaúcho. E Somália perdeu uma boa chance de abrir o placar logo aos dois minutos. Márcio Oliveira cobrou uma falta na área e a bola bateu no joelho do centroavante, que não conseguiu marcar.
A resposta do Vila Nova veio aos 13 minutos através da nova dupla de ataque do time goiano. Wando avançou pela direita e cruzou para Marco Aurélio, que cabeceou perto do gol de Eduardo.
O Vila estava disposto a provar que as ausências de Pedro Junior e Paulo Ramos, contratados pelo Grêmio nesta semana, não comprometeria seu desempenho. O time goiano teve uma grande chance aos 22 minutos, quando Fábio Bahia acertou um belo chute de fora da área.
A bola passou raspando o poste de Eduardo. Dois minutos depois, Wando passou fácil por Alessandro Lopes e cruzou para Bahia cabecear na trave. No prosseguimento da jogada, o Grêmio acertou um belo contra-ataque. Márcio Oliveira cruzou na pequena área e Élton perdeu gol feito. O Grêmio teve outra grande chance com Fábio Bala que desperdiçou grande jogada de Márcio Oliveira.
Mas o Grêmio não seria o Grêmio se não tomasse um gol de bola aérea. Aos 28 minutos Alvim cobrou uma falta para a área e o zagueiro Cláudio Luiz, mesmo sendo o jogador mais alto do Vila Nova, estava desmarcado na pequena área, livre para abrir o placar.
Sorte do Grêmio que a defesa do Vila Nova também não prima pela segurança. Aos 32 minutos, Alvim vacilou e Somália roubou a bola, que sobrou para Fábio Bala empatar. A última chance do primeiro tempo foi do Vila, em um investida de Alvim. O lateral chutou cruzado, o goleiro Eduardo rebateu para o meio da área, na direção de Wando. Por sorte, Tiago Prado estava colado no atacante e conseguiu tirar..
O Grêmio começou a segunda etapa como a primeira, atacando o Vila Nova. Mas errou muito nas conclusões. Nos três primeiros minutos, Somália e Márcio Oliveira arriscaram chutes longos, sem sucesso. Aos oito, Oliveira perdeu outra grande chance. Em um contra-ataque, Bruno fez grande lançamento ao atacante, que driblou o goleiro do Vila mas chutou para fora.
A primeira chance de gol do Vila veio aos 17 minutos, em um escanteio. Luciano cobrou direto para o gol e quase surpreendeu o goleiro Eduardo. Mas o Grêmio alcançou a virada aos 23 minutos em bela jogada de seu ataque. Márcio Oliveira lançou Somália por trás da zaga do Vila e correu para a área. O goleiro fechou o ângulo mas o centroavante rolou para o meio, deixando Oliveira livre para marcar.
Precisando de pelo menos um gol para ficar com a vaga, o técnico Édson Gaúcho colocou mais dois ataques no Vila Nova; o veterano Leonardo Manzi e Laionel. E Manzi quase empatou aos 30 minutos. O centroavante invadiu a área pela direita e tocou por baixo de Eduardo. O lateral Alessandro, que fazia sua estréia com a camisa do Grêmio salvou em cima da linha.
O jogo seguiu dramático até os 45 minutos do segundo tempo, quando Samuel avançou pela direita, ignorou os companheiros livres na área e fuzilou o goleiro Michel. Era o terceiro gol do Grêmio, que garantia a classificação