O Grêmio enfrenta o Cruzeiro hoje, em Porto Alegre, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, com seu time reserva. Os titulares serão poupados para o jogo de volta da decisão da Copa Libertadores da América contra o Boca Juniors, na próxima quarta-feira.
Do time principal, apenas o volante Sandro Goiano será escalado, porque está suspenso da final sul-americana. Seu substituto no time titular, Lucas, também estará em campo, porque precisa readquirir ritmo de jogo.
Mesmo sabendo que uma derrota poderá deixar o Grêmio na zona de rebaixamento, o técnico Mano Menezes correrá o risco de jogar com um time desentrosado. “O adversário é o Cruzeiro, mas o pensamento está na decisão contra o Boca (Juniors), não adianta querer disfarçar.”
Nas três vezes em que jogou com os reservas, fora de casa, o Grêmio perdeu por 3 a 0 para Paraná e Botafogo e por 4 a 0 para o Vasco da Gama. O time gaúcho está com seis pontos ganhos.
Mais uma vez precisando reagir no Campeonato Brasileiro para espantar a crise da Toca da Raposa, o Cruzeiro espera tirar proveito da decisão do técnico Mano Menezes, que vai escalar uma equipe com poucos titulares na partida deste domingo, às 18h10, no Estádio Olímpico, pela sexta rodada da competição.
O time do técnico Dorival Júnior vem de uma derrota para o Juventude, por 3 a 2, no Mineirão, a terceira consecutiva em casa nesse Brasileirão. A equipe mineira soma quatro pontos em cinco partidas.
Na receita apresentada pelo atacante Araújo, o Cruzeiro deve ter mais “pegada”. E evitar os “brancos” durante o jogo, numa referência às falhas coletivas cometidas pela defesa no último revés em casa. “Não podemos é oscilar dentro da partida, não dar um branco como aconteceu em algumas partidas. Temos que ter atenção do começo ao fim.”
Os jogadores do clube mineiro estão cientes de que as atenções em Porto Alegre estão todas voltadas para o jogo da volta da final da Libertadores, contra o Boca Juniores, no meio da próxima semana. No primeiro jogo da decisão, o Grêmio foi derrotado em Buenos Aires, por 3 a 0.
Para o volante Renan, se a equipe gaúcha menosprezar o jogo deste sábado, terá uma surpresa: “Nós vamos com tudo para cima deles”. Embora tenha se recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo, o volante Ricardinho ficará no banco de reservas.
Grêmio
Marcelo Grohe; Jucemar, Schiavi, Pereira e Bruno Telles; Edmílson, Sandro Goiano, Lucas e Ramon; Amoroso e Douglas. Técnico: Mano Menezes.
Cruzeiro
Gatti; Mariano, Léo Fortunato, Thiago Heleno e Jonathan; Renan, Ramires, Charles e Leandro Domingues; Roni e Araújo. Técnico: Dorival Júnior.