A imortalidade gremista surgiu muitas vezes quando não se esperava nada. Agora, ela é evocada antes de uma partida decisiva da Libertadores. Esse espírito precisará estar incrustado em cada jogador em campo. O Grêmio precisava de superação para conseguir avançar às quartas de final do torneio. Será necessário, a partir das 20h50 (de Brasília), apresentar, apesar das dificuldades, uma atuação convincente contra a Universidad Católica, em Santiago, como nunca ocorreu antes nesta temporada. O Grêmio precisará ser o Imortal Tricolor.
É preciso ter fé para acreditar na reversão da derrota por 2 a 1 no Olímpico, na semana passada. Não só pelo conjunto das atuações nesse ano, mas pela situação como um todo. É duro, mas é verdade. A delegação gremista embarcou para o Chile com o que sobrou de jogadores. Dos 25 inscritos somente 17 possuem condições de entrarem em campo.
Os lesionados são o goleiro Victor, o lateral Gabriel, os volantes Fábio Rochemback e Willian Magrão, o meia Lúcio e o atacante André Lima. Borges, suspenso, também fica de fora. O meia Carlos Alberto, dispensado por indisciplina, é outra lacuna no grupo. Sobraram 17 – o banco de reservas não estará completo.
"A gente está em um momento difícil, com muitos desfalques. Temos que procurar a história. A história de reverter situações difíceis do clube. Quem entrará em campo vai formar uma equipe boa e que vai para o jogo. Não temos nada a perder. Não podemos nos retrancar. Temos que buscar o gol a todo o momento", comentou o volante Adilson, que junto com os zagueiros Rafael Marques e Rodolfo, o meia Douglas e o atacante Leandro serão os titulares absolutos em campo.
O terror gremista em Porto Alegre, Lucas Pratto, foi eleito o jogador da rodada passada pelos seus dois gols. O atacante estará em campo e tentará repetir a dose.
Para passar de fase, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença ou por um gol a partir do 3 a 2. Outro problema é a inconstância gremista como visitante. Pela Libertadores, o time ainda não venceu. No ano todo, em somente duas oportunidades o Grêmio saiu vitorioso pelo placar necessário nesta noite longe do Olímpico. As vitórias ocorreram sobre o Porto Alegre e o Pelotas, ambas pelo Campeonato Gaúcho.
A esperança pode estar nos vacilos proporcionados pela Universidad Católica dentro de seus domínios na competição. Os chilenos venceram o Union Española, empataram com o Vélez e perderam para o Caracas. E se há uma brecha não se pode duvidar da Imortalidade Tricolor.