Atuando fora de casa, o Grêmio se recuperou da derrota para o Palmeiras na última rodada. Desta vez, o ataque mostrou eficiência e, em plena Ressacada, em Florianópolis, venceu o Avaí por 3 a 0 com gols de Jonas e André Lima. O resultado deixa o time catarinense a perigo no Campeonato Brasileiro, cada vez mais próximo da zona de rebaixamento.
Artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com 11 gols, Jonas marcou aos 35 do primeiro tempo e aos 27 da etapa final para ajudar o Grêmio. André Lima fez o seu aos 19 do segundo tempo, de cabeça. Desta forma, o Tricolor Gaúcho chega aos 29 pontos, na 11ª colocação da competição. Na próxima rodada, encara o Flamengo no Estádio Olímpico, às 22 horas (de Brasília) da quarta-feira.
Já o Avaí passa a ser a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O time é 16º colocado, com 21 pontos, quatro a mais em relação ao Atlético-MG. O resultado deixa os comandados de Antônio Lopes há nove rodadas consecutivas sem vitória, jejum que tentará ser quebrado mais uma vez na quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), quando o time visita o Vitória em Salvador, no Barradão.
O jogo – Apesar de dominar as ações no primeiro tempo e acuar o Avaí em determinados momentos, a partida deste domingo estava perigosa para o Grêmio. A equipe foi melhor nos 45 minutos iniciais, mas não escapou de levar sustos. O anfitrião foi quem primeiro criou uma boa oportunidade: aos 12 minutos, Patric cruzou da direita e Jéferson bateu bem, obrigando Victor a fazer boa defesa.
Aos 17 minutos, o arqueiro gremista foi novamente acionado: Rafael Costa recebeu na entrada da área e bateu com precisão no canto esquerdo, mas Victor se esticou e evitou o gol, espalmando a bola. O Grêmio deu a resposta no minuto seguinte: Jonas limpou a marcação na intermediária e bateu rasteiro, mas Renan resvalou com a ponta dos dedos e evitou o gol gremista.
Jonas não desistiu e, em novo chute rasteiro, abriu o placar para o Grêmio. Aos 35 minutos, o atacante limpou dois marcadores e bateu de fora da área, no canto direito de Renan. No segundo tempo, o Grêmio apenas administrou o resultado para, com inteligência e eficiência, aumentar o placar diante do desespero do Avaí, que completava nove rodadas sem vitória.
Enquanto os protestos das arquibancadas aumentavam sobre Antônio Lopes, o Tricolor Gaúcho concretizou o resultado. Aos 19 minutos, Douglas cobrou falta da direita do ataque e encontrou André Lima entre os zagueiros. O camisa 9 desviou de cabeça, tirando o goleiro Renan da jogada. O terceiro gol não demorou a sair, aproveitando a fragilidade da defesa do Avaí.
Aos 27 minutos, Jonas recebeu bola dentro da grande a área e arriscou finalização, que acabou desviando na marcação antes de passar entre as pernas de Renan. Mesmo com o confortável placar, o Grêmio manteve o predomínio e acuou o Avaí até os minutos finais. O torcedor tricolor fez festa no setor de visitantes da Ressacada, enquanto o anfitrião pouco criou para buscar uma reação.