Repleto de jogadores jovens e formados na base do clube, o Grêmio foi a Erechim enfrentar o Ypiranga no Colosso da Lagoa, nesta quarta, pela segunda rodada do primeiro turno do Gauchão. O Tricolor saiu na frente, com Viçosa, mas a equipe da casa pressionou e conseguiu o empate no final do jogo, com Mateus, em cobrança de falta. O placar fechou em 1 a 1.
Com mais um empate, o Grêmio soma dois pontos na tabela, em quinto lugar no Grupo 2. O Ypiranga tem quatro, já que venceu em sua estreia, e é o segundo do Grupo 1.
Primeiro tempo de 0 a 0
A gurizada do Grêmio, jogando com esta formação pela primeira vez, mostrou muita vontade no primeiro tempo de jogo. E qualidade também. Faltou apenas calibrar mais nas finalizações. A maioria delas saiu dos pés de Júnior Viçosa, que não teve sucesso em nenhuma. O Ypiranga, com três zagueiros, criou dificuldades ao adversário com boa marcação em alguns momentos, mas no ataque também não foi feliz.
Mal começou o jogo e o árbitro Márcio Chagas já mostrou o primeiro cartão amarelo. Foi para Baroni, do Ypiranga, que fez falta dura em Pessalli aos 40 segundos. A etapa inicial teve outras faltas fortes, e Neuton, do Grêmio, também foi advertido.
A primeira chance de gol do Grêmio, a mais clara do primeiro tempo, foi com Diego Clementino. Bruno Collaço cruzou bem da esquerda e o atacante cabeceou para fora. Aos 18 foi a vez do Ypiranga chegar, com Baroni, em chute forte de fora da área, para fora.
Pessalli, uma das promessas da base, arriscou um bom chute de fora da área aos 27, mas a bola foi para fora.
E em seguida Viçosa começou a perder várias chances no ataque. O atacante teve oportunidades, mas não acertou o alvo. Dois chutes, um muito perto do outro, foram para fora, aos 36 e aos 37. No segundo, ele havia recebido um belo lançamento de Adilson, do meio-campo para a entrada da área. Viçosa driblou o marcador e chutou bonito, mas para fora.
Aos 45, em outra tentativa de Viçosa, bola para fora novamente. Mário avançou pela direita e cruzou do fundo do campo, mas o atacante não aproveitou.
Grêmio abre o placar
As duas equipes voltaram sem alterações. O Ypiranga começou arrancando mais vezes ao ataque, mas esbarrando na defesa do Grêmio. Quando o Tricolor chegou, foi com mais perigo. Bruno Collaço rolou para Viçosa na entrada da área, ele ajeitou e Pessalli chegou para concluir, para fora, aos oito minutos.
Dois minutos depois, Pessalli apareceu bem de novo. Desta vez foi para servir o companheiro de ataque. O meia fez lançamento longo para Viçosa, que recebeu livre na entrada da área, dominou e chutou rasteiro para abrir o placar.
Em seguida, o técnico Agenor Piccinin fez a primeira troca. Pansera saiu e entrou Silvestre. Uma nova mudança, minutos depois, colocou a equipe da casa um pouco mais à frente, com a entrada de Gilvan e a saída de Frede.
O Grêmio fez a primeira troca perto dos 23 minutos, com Maylson no lugar de Roberson.
Em erro da defesa do Grêmio, aos 24, Saulo aproveitou e arriscou de fora da área para o gol, chegou a assustar Marcelo Grohe, que se esticou todo, mas a bola foi para fora.
O Ypiranga teve sua terceita modificação com Tiago Pereira no lugar de Elcimar. O time da casa fez pressão no Grêmio, com bolas alçadas na área, mas a defesa conseguiu afastar.
Maylson, que começou no banco de reservas, quase fez o seu no primeiro lance no ataque. Clementino se atrapalhou com a bola, mas recuperou e ajeitou para o companheiro chutar com força, para fora. Parecendo não acreditar, Maylson levou as mãos à cabeça.
Renato mudou novamente aos 30 minutos, quando Pessalli caiu no campo, cansado, e Dener entrou. Bruno Collaço passou a compor o meio-campo.
Ypiranga pressiona e empata
O time da casa foi para cima tentando correr atrás do prejuízo. Aos 35 minutos, dois chutes perigosos resultaram em boas defesas de Marcelo Grohe. Mateus de fora da área, e o goleiro tricolor espalmou. No rebote, Cleiton mandou a bomba e Marcelo colocou para escanteio.
E o Ypiranga continuou insistindo. Até que conseguiu o empate, na bola parada. Mateus cobrou falta com perfeição aos 39 minutos e meio para marcar 1 a 1 no placar.
Depois do gol, Renato, que iria colocar em campo Mateus Carioca, mudou de ideia e lançou Bergson no lugar de Viçosa. O atacante entrou e logo teve chance de marcar. Clementino fez jogada de velocidade pela esquerda e ajeitou para Bergson mandar para fora, aos 42.
O árbitro deu três minutos de acréscimo. Mais uma chance para o Grêmio, em falta cobrada por Bruno Collaço. A bola pingou na área, sobrou para Clementino, ele se preparou para cincluir, mas furou em bola.
As últimas tentativas foram do Ypiranga, mas sem sucesso. O jogo terminou aos 48 com o empate em 1 a 1.