Apesar de uma noite de pouca inspiração, o Grêmio conseguiu derrotar o Santos por 2 a 0 e garantiu sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, na Arena, o time do técnico Renato Gaúcho contou com gols de Souza e Werley (este nos últimos minutos) para construir o placar necessário para carimbar a vaga.
Na primeira partida, disputada na Vila Belmiro, o Santos havia conseguido vitória por 1 a 0 e contava com a vantagem do empate, mas não segurou o resultado. O Grêmio enfrenta na próxima fase o Corinthians, que eliminou o Luverdense com vitória por 2 a 0 no Pacaembu.
O primeiro tempo foi bastante truncado, em especial após a saída de Montillo. O argentino teve um bom início de jogo e criou boas oportunidades para a equipe do Santos. O camisa 10 do time visitante, entretanto, precisou ser substituído pelo jovem Léo Citadini depois de sentir lesão muscular.
Depois do intervalo, mesmo sem ainda demonstrar seu melhor futebol o Grêmio abriu o placar. Aos 10min, Barcos passou pela esquerda e tocou na área. Souza se antecipou à marcação, desviou para o gol e saiu comemorando bastante emocionado e com lágrimas vertendo pelo rosto.
O resultado levava a decisão aos pênaltis, mas o Grêmio queria garantir a vaga antes. A equipe tricolor seguiu no ataque, porém sem criatividade. O time da casa errava muitos passes e facilitava o trabalho da defesa paulista. Aos 42min, entretanto, o ataque acertou boa troca de passes e Pará tocou para Werley assegurar a classificação gremista.