O Grêmio perdeu domingo para o Vitória, por 2 a 1, de virada, em pleno estádio Olímpico, e caiu para a oitava posição no Campeonato Brasileiro da Série B. O pior é que o Grêmio desperdiçou boa chance de estar entre os quatro primeiros e tem agora dois jogos fora de casa, o primeiro deles contra o Sport de Recife. O gol gremista foi marcado por Marcel ainda no primeiro tempo. Alecsandro e Leandro assinalaram para o Vitória.
Logo depois do apito do árbitro até os 12 minutos do jogo só deu Vitória no campo de ataque. Até então o ala Fininho causava problemas para a defesa gremista que tinha em Domingos sua muralha. Mas futebol é assim, nem sempre quem cria mais vence. E no seu primeiro ataque o tricolor abriu o marcador. Aos 12 minutos, o lateral-direito Patrício e o atacante Fábio Bala fizeram boa combinação envolvendo a defesa adversária. Daí Bala passou para Marcel que abriu o marcador.
O gol não mudou as características da partida com o time baiano insistindo ofensivamente e o Grêmio especulando em contra-ataques. Aos 24 minutos, quase o empate dos baianos depois de bom lançamento de Jairo para Alecsandro. Aos 26, foi a vez de Marcelo Heleno levar perigo ao gol de Galatto com uma cabeçada.
E foi assim, na base da pressão, que o Vitória chegou à igualdade. Aos 31 minutos, depois de uma bola alçada na área gremista, a tentativa de corte de Domingos acabou caindo nos pés de Alecsandro que fuzilou o goleiro gremista. Com alto grau de desperdício do ataque gremista, o primeiro tempo terminou com 1 a 1.
A atuação pouco inspirada do time gaúcho foi resumida na declaração do atacante baiano Alecsandro. ‘O Grêmio não é nada daquilo que nós esperávamos’, disse antes de se dirigir ao vestiário para o intervalo.
Grêmio voltou para a segunda etapa com o mesmo time e decidido a conquistar os três pontos. Logos aos 3 minutos, depois de falha na saída de bola de Claudiomiro, quase Pedro Júnior recolocou o Grêmio em vantagem.
Os constantes fracassos dos atacantes fizeram com que o técnico Mano Menezes alterasse o time colocando Samuel, centro-avante de origem, no lugar de Fábio Bala, que atua pelo flanco. E a entrada de Samuel realmente melhorou a atuação ofensiva gaúcha. Impondo-se pela força sobre os adversários, o centro-avante cavou diversas faltas próximas à área do Vitória assim como escanteios – estava configurada a pressão gremista.
Aos 23 minutos escalona cruzou na área, Jairo cortou de cabeça. Aos 24 mais um cruzamento, desta vez de Marcel, Jairo afastou mais uma vez. Aos 29 foi a vez do goleiro Felipe salvar o Vitória depois de jogada de Escalona.
Mas apesar da melhora gremista foi o Vitória que marcou. Aos 37 minutos, depois de uma falha primária do zagueiro Domingos, Leandro ficou na cara de Galatto e balançou as redes e definindo o placar.