O Atlético Goianiense surpreendeu o Grêmio e venceu o time gaúcho por 2 a 1 na noite destan quarta-feira, no estádio Serra Dourada, em jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. O atacante Juninho fez os dois gols do Dragão, como é conhecido o rubro-negro goiano. Roger, aos 43 minutos da etapa final fez o gol do Grêmio.
O jogo da volta, no estádio Olímpico, será realizado na próxima quarta-feira, dia 9 de abril, em Porto Alegre. Com o gol marcado quase no final do jogo, o Grêmio fica em boa situação na segunda fase da Copa do Brasil e decide a classificação diante do seu torcedor no estádio Olímpico.
O Grêmio começou melhor. Mesmo jogando fora de casa, o time tricolor tomou a iniciativa do jogo. Com mais posse de bola, faltava ao time gaúcho uma maior agressividade. A equipe tocava a bola, mas não chegava com perigo ao gol adversário. Assim, foi o Atlético quem chegou primeiro ao gol. Em seu primeiro ataque, o time goiano abriu o placar aos 21 minutos de jogo. Em jogada de contra-ataque, em velocidade, Anaílson lançou Juninho, que ganhou na velocidade da defesa gremista e chutou forte, no canto direito, sem chances para Marcelo, abrindo o placar para o Atlético.
O gol perturbou o Grêmio, que perdeu o controle da bola. O Atlético Goianiense só chegava em contra-ataques e foi assim que o time da casa voltou a levar perigo ao gol tricolor. Aos 28 minutos, Pedrinho chutou da entrada da área e Marcelo fez grande defesa. Aos 33, Juninho novamente levou perigo ao gol de Marcelo. Ele recebeu um cruzamento da dirieita e bateu rápido, a bola passou raspando a trave esquerda do gol gremista.
Na etapa final, o Atlético Goianiense voltou abafando o tricolor gaúcho. O Dragão pressionou muito nos primeiros minutos da etapa final e conseguiu ampliar a sua vantagem. Aos 4 minutos, em jogada parecida com a do primeiro gol, Róbston lançou Juninho. O atacante entrou em velocidade entre quatro defensores tricolores e chutou forte na saída de Marcelo para marcar o segundo gol goiano e ampliar a vantagem do Dragão.
O Grêmio tentou reagir, mas parou na eficiente marcação defensiva do time do técnico Zé Teodoro. As coisas para o Grêmio ficavam cada vez mais difíceis. Na etapa inicial, Anderson Pico e Nunes deixaram o gramado lesionados e aos 21 minutos do segundo tempo foi a vez do atacante André Luís. Como o técnico Celso Roth já havia processado as três substituições possíveis, o time gaúcho jogou os últimos 24 minutos com um jogador a menos em campo.
Quando parecia que tudo já estava perdido para o Grêmio na partida, surgiu a estrela de Roger. Em jogada iniciada por Roger, Hidalgo cruzou na área, Perea tentou chutar e a bola sobrou para Roger. Com qualidade, o camisa 10 tricolor chutou de pé esquerdo, no cantinho direito, sem chances para o goleiro Márcio
O árbitro da partida foi o mato-grossense Edilson Ramos da Mata.