Com gols dos argentinos Bertoglio e Miralles e do volante Léo Gago, o Grêmio venceu o Ipatinga por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, e garantiu classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo já havia vencido o time mineiro na semana passada, e agora aguarda o vencedor do confronto entre Náutico e Fortaleza na próxima etapa da competição.
O gol marcado logo aos dois minutos trouxe tranquilidade ao Grêmio, que passou o primeiro tempo inteiro administrando a vantagem sem sofrer grandes sustos. Na etapa final, o ritmo seguiu muito lento, até que um golaço de Miralles definiu de vez a classificação tricolor. Léo Gago ainda teve tempo de marcar o terceiro, em belo chute de fora da área.
Classificado entre os 16 melhores da Copa do Brasil, o Grêmio agora volta suas atenções para o Campeonato Gaúcho. No domingo, a equipe disputa uma vaga na semifinal da Taça Farroupilha contra o Ypiranga, no Olímpico. Já o Ipatinga joga, também no domingo, sua última partida na primeira fase da segunda divisão mineira. Se empatar com o vice-líder Tombense, o time do técnico Ney da Matta termina na liderança do Grupo B.
O jogo – O Grêmio entrou para definir o jogo cedo. Marco Antônio, que retornou ao time após 20 dias de parada devido a uma lesão na panturrilha, mostrou logo cedo sua importância para a equipe: aos dois minutos, deixou Bertoglio na cara do gol com um belo passe. O argentino limpou o goleiro e Bruno e marcou o gol da vitória gremista.
O abafa gremista era forte no começo do jogo, com uma marcação adiantada e ofensiva, que impedia o Ipatinga de sair com bola dominada. Mesmo assim, a transição gremista entre recuperar a posse e atacar o adversário era lento, o que tornou o jogo lento e com poucas oportunidades. Tanto que somente aos 18 o Grêmio voltou a levar perigo, em um chute cruzado e venenoso de Léo Gago que raspou o poste.
O Ipatinga, então, aos poucos foi se soltando. Aos 22, a melhor chance do time mineiro: após uma ótima troca de passes dentro da área, Gilberto Silva salvou em cima da linha o que seria o empate. Na sobra, Leandro Brasília arrematou dentro da área, mas a bola desviou na zaga gremista e saiu. O Grêmio respondeu no minuto seguinte: Marco Antônio recebeu de Bertoglio, driblou o zagueiro com grande categoria mas, em vez de retribuir o passe e deixar o argentino livre, preferiu chutar sem ângulo, para defesa de Bruno.
O Ipatinga não conseguia ingressar na área do Grêmio, mas ameaçou num chute longo aos 26, quando Everton arrematou com efeito e Victor quase foi surpreendido. Aos 37, Bertoglio foi atingido na boca com um chute pelo zagueiro Azevedo, que ergueu demais o pé, mas o árbitro não marcou falta, o que revoltou os torcedores. O argentino saiu de campo sangrando, mas retornou. Aos 45, a última chegada gremista: Souza bateu cruzado com força e Bruno fez grande defesa, espalmando.
O segundo tempo foi sonolento. O Ipatinga seguia tentando impor-se ao Grêmio em velocidade, mas faltava qualidade técnica. O Tricolor, por sua vez, procurava não se desgastar, mas deixava assim de matar o jogo e se tranquilizar. Aos 16, o time mineiro quase empatou: em cruzamento para a área, Werley cortou errado e Jônatas Obina pegou a sobra livre na área, mas chutou para fora.
O Grêmio definiu a partida aos 32 minutos: Miralles, que entrara no lugar de Bertoglio, fez um gol ao seu estilo: recebeu na esquerda, puxou para dentro e arrematou colocado, no ângulo de Bruno. Um golaço que definiu a classificação do Tricolor, e o segundo do atacante em três jogos nesta temporada. Quatro minutos depois, a arbitragem anulou um gol do time mineiro, alegando impedimento.
Aos 39, Miralles escapou pela esquerda e serviu Leandro, que se antecipou à zaga, mas a bola saiu na rede pelo lado de fora. Na jogada seguinte, Léo Gago arriscou chute de muito longe e marcou o terceiro gol gaúcho, dando números finais ao placar.