O Grêmio garantiu neste domingo sua vaga direta para a Libertadores da América com um goleada de 3 a 0 sobre o Flamengo no estádio Olímpico. O resultado garante a terceira colocação do Tricolor no Brasileirão, e com isso não precisará disputar a eliminatória pré Libertadores, disputando a competição continental a partir da fase dos grupos. Todos os gols gremistas foram marcados na segunda etapa por Ramón, Rômulo e Rafinha. O resultado deixou o Tricolor com 67 pontos. Já o Flamengo, que já tem a vaga da Libertadores assegurada por ser o atual campeão da Copa do Brasil permanece com 49 pontos.
A partida começou movimentada, mas com poucas chances claras de gol. Logo aos 5 minutos, depois de uma trapalhada da defesa flamenguista, Hugo arriscou da entrada da área. A bola acabou sendo interceptada pela defesa. Aos 13 minutos era a vez do Flamengo responder com Leo Medeiros.
O atacante acertou um forte chute da intermediária e Galatto conseguiu espalmar a escanteio Depois de início promissor, o jogo caiu de qualidade com as duas equipes errando muitos passes. Aos 16 minutos, em mais uma vez em mais uma falha da defesa do Flamengo, Hugo só não marcou por uma defesa arrojada do goleiro Bruno. Aos 24, o Flamengo quase marcou com Obina, o avante recebeu bom passe mas acabou errando num arremate alto demais.
Com mais volume de jogo, O Grêmio começou a pressionar o Flamengo. Aos 28 minutos, depois de um escanteio cobrado Tcheco, Maidana cabeceou, a bola esbarrou na defesa carioca, no rebote o próprio defensor gremista chutou cruzado, mas ninguém apareceu para balançar as redes. Aos 32 Hugo cobrando falta obrigou Bruno a bela defesa.
E as trapalhadas da defesa carioca continuaram até o final da etapa. Aos 39 minutos, numa atrasada defeituosa de Rodrigo Arroz, Hugo interceptou e chutou para outra bela defesa de Bruno. Aos 43 a última resposta do Flamengo no primeiro tempo. Renato Augusto se livrou de Lucas na entrada da área e só foi parado por Maidana que chutou a bola para a linha de fundo.
A segunda etapa começou movimentada. Logo aos 5 minutos quase que o Flamengo abriu o placar. Depois de bela combinação de passes, Leo Moura acabou concluindo contra Galatto que mais uma vez defendeu. Mas apesar do início promissor o Flamengo logo ficaria com dez em campo. Aos sete minutos o zagueiro Rodrigo Arroz deu um carrinho violento em Lucas e acabou expulso. Agora o Grêmio tinha a faca e o queijo na mão para definir sua vaga direta à Libertadores.
Aos 14 minutos uma verdadeira blitze gremista contra o gol de Bruno. Depois de um cruzamento de Hugo, Rômulo concluiu para defesa de Bruno. Segundos depois era a vez de Tcheco tentar duas vezes até que Bruno, destaque do Flamengo, mais uma vez defendeu, desta vez para escanteio.
A pressão gremista deu resultado prático aos 18 minutos. O meia Ramón, que recém havia entrado no lugar de Alessandro, aproveitou-se de uma indecisão da defesa do Flamengo e, como se fosse um centro-avante, desviou do goleiro Bruno abrindo o placar. Um ano depois de sair da Série B no histórico jogo contra o Náutico, nos Aflitos, o Grêmio garantia matematicamente a vaga direta para a Libertadores 2007.
O domínio gremista se estabelecia definitivamente quando, um minuto depois do gol, Rômulo acertava a trave do gol carioca, dando a impressão que o segundo gol era só questão de tempo. Aos 28, mais uma vez o atacante Rômulo novamente desperdiçaria. Desta vez Hugo cruzou, mas o atacante desviou a bola pela linha de fundo.
Mesmo assim não tardaria para que o Grêmio ampliasse. Aos 35 minutos o lateral Patrício arriscou contra o gol de Bruno que defendeu parcialmente. No rebote o avante Rômulo – que havia desperdiçado tantas outras chances – balançou as redes. Grêmio 2 a 0 Flamengo. Com as arquibancadas gritando “olé”, faltava apenas um detalhe para a festa ser completa no Olímpico, a goleada. Aos 43, depois de jogada de Tcheco, o meia Rafinha acertou um belo voleio, dando números finais ao jogo.