Depois de conquistar um surpreendente vice-campeonato brasileiro em 2008, o Grêmio deu neste sábado a primeira mostra de que pode fazer outra boa campanha nesta temporada. Em seu primeiro jogo no Estádio Olímpico, o time comandado por Celso Roth goleou o Esportivo por 5 a 0, obtendo sua vitória inaugural no ano e no Campeonato Gaúcho, após o empate por 1 a 1 no meio de semana com o Internacional de Santa Maria.
Diante de um adversário de pouca expressão, Roth optou por entrar em campo com um time menos recuado do que se imaginava. Em vez do 3-6-1, o treinador optou pela entrada de Jonas no ataque ao lado de Alex Mineiro, implementando o 3-5-2. Deu certo, e os dois jogadores de frente marcaram um gol cada – seus primeiros na temporada. O lateral-direito Ruy e os meias Souza e Tcheco complementaram o placar.
Em um grupo 2 que não teve vencedores na primeira rodada, o Grêmio fez valer a goleada para assumir a liderança da chave, com quatro pontos. O Esportivo de Bento Gonçalves caiu para o quinto lugar da chave 1.
O Grêmio folga na terceira rodada no meio de semana volta a campo apenas no próximo domingo, pela quarta etapa, para encarar o Novo Hamburgo fora de casa. O Esportivo segue em Porto Alegre, para encarar na quarta-feira o São José.
O jogo: A vitória gremista foi consolidada na etapa inicial, quando o time de Roth mostrou força e abriu 3 a 0 sobre o Esportivo. A torcida tricolor comemorou pela primeira vez logo aos 16 segundos de jogo, quando Alex Mineiro recebeu lançamento de Souza e finalizou para as redes, mas o árbitro Márcio Chagas da Silva sinalizou impedimento do camisa 9 e anulou o gol.
O Grêmio seguiu pressionando e chegou ao primeiro gol aos 19 minutos, com uma bela jogada de dois carequinhas recém-contratados no Grêmio. Alex Mineiro deu belo passe para Ruy, que teve tranquilidade para iniciar a goleada no Olímpico e anotar seu segundo gol com a camisa tricolor.
O segundo não demorou a sair. Aos 28, Ronan fez falta em Fábio Santos perto da área e foi punido com o cartão amarelo, inicialmente. Mas o castigo foi ainda maior. Souza bateu com perfeição e não deu chances de defesa para o goleiro Fernando, do Esportivo.
Antes do intervalo chegou o Tricolor marcou mais uma vez. Jonas, preterido do Grêmio em 2008, mostrou seu valor e se posicionou bem na área para desviar de cabeça o cruzamento de Ruy, pela direita.
Na etapa complementar, o Grêmio reduziu a marcha e cozinhou o jogo, mas ainda assim marcou duas vezes. Na primeira delas, Evilásio usou o braço para cortar um cruzamento de Ruy e cometeu pênalti aos 11 minutos. Alex Mineiro cobrou com paradinha e anotou seu primeiro gol com a camisa do time gaúcho. Cinco minutos depois, o camisa 9 colocou a mão na coxa e foi poupado por Roth, dando lugar a Reinaldo.
Aos 24, mais uma gol de pênalti para o time de Porto Alegre. Willian Magrão foi derrubado na grande área pelo goleiro Fernando e Márcio Chagas da Silva marcou outro pênalti. Desta vez, Tcheco foi para a cobrança e não deu chances ao arqueiro do Esportivo. O meia, assim como Alex Mineiro, foi substituído logo em seguida, dando vaga para Orteman.