Em um jogo muito movimentado, Grêmio e Juventude empataram em 3 a 3, com direito a gol nos acréscimos do segundo tempo, na primeira partida da final do Campeonato Gaúcho, que aconteceu no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do sul. O Juventude chegou a fazer virar a partida, depois de estar perdendo por 3 a 2, mas não segurou o Grêmio. A partida de volta acontece no próximo domingo, em Porto Alegre, no estádio Olímpico, com o Tricolor tendo a vantagem de outro empate.
Mesmo jogando fora de casa, o Grêmio desde o começo conseguiu impor seu melhor futebol, que pode ser comprovado pela campanha dos dois times durante todo o campeonato. E essa superioridade deu resultado logo com dois minutos de partida. Tcheco e Tuta puxam contra-ataque e o segundo toca de primeira para Carlos Eduardo. O jovem atacante drible um zagueiro e chuta forte para abrir o placar.
O time de capital continuava dominado o jogo, mesmo depois de ter aberto o placar. Com 10 minutos do primeiro tempo, Tuta quase marcou um golaço. Ele recebeu a bola no meio da área, levantou ela, fez uma embaixada e deu uma meia bicicleta, mas o goleiro André conseguiu fazer uma boa defesa. O Juventude tentava ir para cima do Grêmio, mas o Tricolor fazia uma marcação muito forte e precisa.
Aos 17 minutos da primeira etapa, Tcheco chutou de longe, mas a bola foi para fora. Quatro minutos depois, o Grêmio pegou outro contra-ataque e Diego Souza quase marcou, mas a bola foi desviada na defesa e saiu em escanteio. Esse dois lances demonstravam a pressão do time visitante até a metade do primeiro tempo. Mas o domínio mudou de lado após esses lances.
O time da casa conseguiu acalmar a partida e ficar mais com a posse de bola. Tanto que aos 27 minutos, Juliano conseguiu marcar um gol para o Juventude, mas foi marcado impedimento. Só que cinco minutos depois, ele valeria. A equipe de Caxias do Sul cobrou escanteio e Wescley se antecipou ao goleiro Saja, de cabeça, e empatou no Alfredo Jaconi.
Mas a fase do Juventude não era das melhores e no minuto seguinte, o Grêmio conseguiu ficar novamente à frente no placar. Após um chutão da defesa gremista, o goleiro André saiu da área e Carlos Eduardo foi para cima. A bola quicou e para não ser expulso, o goleiro do Juventude tentou tirar a bola com a cabeça, mas errou o tempo e ela passou. Com o gol livre, o jovem atacante não teve trabalho para marcar seu segundo gol na partida.
O segundo tempo começou com muita velocidade, ma com o Grêmio novamente dominando a movimentação. Apenas nos três minutos iniciais da etapa complementar, o Tricolor teve duas boas chances. A primeira com o lateral-esquerdo Lúcio chutando de longe, mas André fez a defesa, e a segunda com o zagueiro William, que chutou meio no susto, após cobrança de escanteio.
Mas em uma jogada individual, o Juventude conseguiu empatar novamente a partida. Aos 6 minutos do segundo tempo, o atacante Cristiano recebeu a bola no meio campo, driblou um marcador gremista e de fora da área, chutou rasteiro e cruzado. O goleiro argentino Saja pulou, mas não conseguiu chegar na bola. Ela bateu na trave antes de balançar as redes do Grêmio.
Depois de levar o gol de empate, o Tricolor gaúcho foi para cima do Juventude, tentando o gol de qualquer maneira. Aos 10 minutos, o lateral-direito Patrício perdeu grande chance, depois de cruzamento rasteiro. Já aos 18, Tuta fez o que não costuma fazer, perder gols fáceis. Ele conseguiu cabecear para fora, sem goleiro, depois de cruzamento de Lúcio.
Após os 20 minutos do segundo tempo, o time da casa conseguiu equilibrar novamente a partida e teve boas chances de virar o placar. Mas indo para cima, o Juventude também dava espaços para o contra-ataque do Grêmio. Assim, o jogo ficou muito aberto, com as duas equipes chegando com muito perigo ao gol adversário.
Mas o time da casa conseguiu aproveitar melhor as suas chances e virou o placar. Aos 34 minutos do segundo tempo, Da Silva, que havia acabado de entrar no lugar de Juliano, ficou com a bola na entrada da área e chutou rasteiro, no canto. Novamente, o goleiro gremista não chegou na bola, ela bateu nom pé da trave e entrou.
Já nos acréscimos, o Grêmio de tanto tentar, conseguiu marcar o gol de empate. Depois de boa jogada individual, a bola foi muito bem cruzada e sobrou livre para Tuta. Dessa vez ele não errou e deu números finais ao placar do Alfredo Jaconi.