Os maiores rivais do futebol gaúcho voltaram a se enfrentar pela primeira vez em uma decisão do Campeonato Gaúcho depois de sete anos. O torneio também ficou marcado pelo infeliz gesto do zagueiro Antônio Carlos, do Juventude, contra o volante Jeovânio, do Grêmio.
Em um jogo da segunda fase, o experiente zagueiro foi expulso e fez o gesto de esfregar o braço em referência a cor da pele do jogador do Grêmio, além de soltado vários insultos. Por causa da ação, Antônio Carlos foi suspenso por quatro jogos dias.
Em campo, o torneio mostrou o retorno da rivalidade entre Inter e Grêmio. Nos últimos quatro anos, o Inter dominou a competição e enfrentou equipes mais modestas nas finais como 15 de Novembro (2002, 2003 e 2005) e Ulbra (2004).
Para essa temporada, o time colorado manteve os principais jogadores da conquista do vice-campeonato brasileiro, como Rafael Sobis, Fernandão, Tinga e Jorge Wagner, mas perdeu o técnico Muricy Ramalho para o São Paulo.
No entanto, a diretoria do Inter agiu rápido e trouxe o técnico Abel Braga. Com o ex-técnico do Fluminense, a equipe fez a melhor campanha na primeira e segunda fases e não encontrou dificuldades para confirmar a sua classificação para a decisão.
Durante a maior parte do campeonato, o Inter não contou com o seu principal artilheiro, o atacante Rafael Sobis, que sofreu seguidas contusões.
O Grêmio manteve neste ano o técnico Mano Menezes, que ajudou o time tricolor a voltar à elite do futebol brasileiro no ano passado. Com um time equilibrado taticamente, a equipe tricolor fez uma campanha regular e venceu o duelo contra o Juventude por uma vaga na final.
No primeiro jogo da decisão, no Olímpico, Grêmio e Inter ficaram no empate por 0 a 0. O segundo jogo será realizado neste domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio.
Por outro lado, o fracasso dos clubes do interior também marcou o Gaúcho deste ano. Presentes nas finais dos últimos seis anos, os times fora de Porto Alegre apresentaram um desempenho inferior nesta temporada. Equipes como Juventude, Caxias, Ulbra, 15 de Novembro e Brasil de Pelotas tiveram atuações abaixo da média e foram facilmente superados pela dupla Gre-Nal.
“Realmente, a frustração foi grande. Não conseguimos repetir as boas atuações dos anos anteriores. A diferença financeira em relação à dupla Gre-Nal também pesou”, afirmou o presidente do Esportivo de Bento Gonçalves, Luiz Pompermayer.
O presidente do Caxias, Cleomar Slaviero, tem a mesma opinião. “O Caxias conseguiu reagir no final da primeira fase. Como estamos num momento de reestruturação financeira, tivemos dificuldades para fazer uma boa campanha”, concluiu.
As revelações do torneio foram o goleiro Ricardo, do Caxias, e o centroavante Giancarlo, do Novo Hamburgo, goleador do estadual e contratado pelo Juventude. O melhor jogador da competição ficará entre o meia Tinga, do Inter, e o volante Lucas, do Grêmio.