Com contrato válido até fevereiro de 2014, o lateral direito Luis Ricardo não deve permanecer na Portuguesa para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2. Apesar de ter feito exames médicos para iniciar a temporada à disposição do técnico Péricles Chamusca, o jogador de 29 anos é alvo de uma disputa ferrenha entre Inter e Grêmio que deve ser solucionada no início da próxima semana, caso um dos clubes pague a multa no valor de R$ 3 milhões.
O interesse do Inter é antigo, manifestado antes mesmo de Dunga assumir o comando da equipe colorada e reforçado após a confirmação do ex-técnico da Seleção Brasileira e a saída de Nei. Já o Grêmio revelou seu interesse à diretoria da Portuguesa na manhã deste sábado, atendendo a um pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, que não conta com Gabriel para a temporada 2013.
Do lado da Portuguesa, que detém a maior parte dos direitos econômicos de Luis Ricardo – outra parcela é do grupo Energy Sports – a posição oficial é irredutível: o clube que pagar R$ 3 milhões terá o lateral em seu elenco. Quando só o Inter estava interessado, o valor poderia ser menor, já que a vontade do jogador é de atuar no Sul do País. A intenção do Grêmio de contratá-lo, no entanto, fez a equipe paulista voltar a cobrar o valor relativo à multa rescisória, sem leilão.
Sem acordo com o Colorado, que ainda não encerrou as tratativas, Luis Ricardo está próximo de um acerto com o Tricolor Gaúcho, equipe em que já realizou um período de testes em 2005. Na oportunidade, recém-chegado do Vila Nova, não foi aprovado pelo técnico Mano Menezes. Na sequência da carreira, ainda como atacante, defendeu Marcílio Dias, Avaí, Ponte Preta e Mirassol antes de chegar à Portuguesa, em 2010, e se fixar na lateral direita.