PUBLICIDADE

Grêmio cede empate ao Botafogo e fica longe do título

PUBLICIDADE

O Grêmio deu praticamente adeus ao título brasileiro neste domingo. A equipe gaúcha vencia o Botafogo até os 44 minutos do segundo tempo, com gol de Léo Gago, mas Bruno Mendes empatou o jogo. O resultado deixa o time de Vanderlei Luxemburgo com 57 pontos, na 3ª colocação, 11 pontos atrás do líder Fluminense na classificação do Campeonato Brasileiro.

Com um estádio cheio a seu lado, o Grêmio tentou impor uma pressão nos minutos iniciais, mas o Botafogo soube conter o ímpeto da equipe da casa e terminou a primeira etapa jogando de igual para igual. Na etapa complementar, o Tricolor fez seu gol cedo e os papéis se inverteram: o Fogão é que tomou a iniciativa do jogo e foi premiado com um empate no fim da partida.

O Grêmio tem agora um confronto direto com o próprio Fluminense, quarta-feira, no Rio de Janeiro. O Botafogo volta a campo na quinta-feira, quando terá o clássico contra o Vasco, no Engenhão. O empate manteve a equipe de Oswaldo Oliveira no 8º lugar, com 41 pontos.

O Jogo – Em uma bela tarde de domingo com temperatura agradável em Porto Alegre, Grêmio e Botafogo entraram com propostas distintas. O Tricolor veio com apenas um volante, Souza, e três meias, buscando ser agressivo. Já Oswaldo de Oliveira surpreendeu na escalação do Fogão: Seedorf e Elkeson ficaram no banco para as entradas de Vítor Júnior e Rafael Marques na equipe, que veio em um 4-5-1.

A primeira boa chegada foi logo aos dois minutos: Zé Roberto tabelou com André Lima e chutou por cima. Aos 11, Leandro aproveitou rebote de uma cobrança de escanteio e girou, obrigando Renan a uma grande defesa. Na cobrança de escanteio, Werley subiu mais que a zaga e cabeceou no travessão.

Passado o susto inicial, o Botafogo começou a equilibrar o jogo a partir dos 15 minutos. Foi quando o Grêmio errou ao bater uma falta rápida e Andrezinho pegou a sobra, chutando de fora da área para defesa de Marcelo Grohe. Mas o grande lance do goleiro gremista no jogo ocorreria aos 19, ao defender uma cabeçada à queima-roupa de Fellype Gabriel após ótimo levantamento de Andrezinho.

O Grêmio voltou à carga aos 24: André Lima lançou Marquinhos livre, mas Renan chegou um segundo antes e evitou a conclusão. Aos 29, Marquinhos cobrou falta na área, Naldo desviou e a bola passou por todo mundo com perigo. Foi a última boa chegada gremista no primeiro tempo. O Botafogo ainda deu um susto aos 36, quando Lucas subiu pela direita, driblou Naldo e chutou cruzado, mas Grohe deu um tapinha salvador.

Com uma torção no tornozelo, Souza deixou o jogo no intervalo para a entrada de Léo Gago. A primeira chegada da etapa final foi botafoguense: Andrezinho cobrou escanteio no primeiro pau, Renato ganhou no jogo aéreo e cabeceou com perigo por cima. No minuto seguinte, Léo Gago, que recém entrara na partida, cobrou falta de intermediária com força, no cantinho: golaço do Grêmio.

O Botafogo partiu para o ataque em busca do empate. Aos nove minutos, Antônio Carlos soltou uma bomba no ângulo, mas Marcelo Grohe fez ótima defesa. Vendo seu time ser pressionado, Luxa tirou o centroavante André Lima e colocou o volante Vílson em seu lugar, aos 18. Oswaldo, no mesmo instante, tirou Vítor Júnior e pôs Seedorf em campo.

Aos 19, Zé Roberto aproveitou erro de passe do Botafogo e lançou Leandro. O jovem de 19 anos chutou para boa defesa de Renan. Aos 22, nova chance do Grêmio: em nova cobrança da intermediária, Léo Gago soltou uma bomba, mas o goleiro do Botafogo espalmou. Aos 30, Oswaldo abriu o time ao retirar o lateral Márcio Azevedo, de boa atuação na marcação a Leandro, para a entrada de Elkeson.

Depois de muito tempo sem criar, o Botafogo chegou com força aos 34 minutos: Rafael Marques abriu para Fellype Gabriel na esquerda. Da entrada da área, o meia mandou um chute rasante, à direita de Marcelo Grohe. Aos 44, Bruno Mendes fez bela jogada individual na frente da área gremista e empatou o jogo em chute no canto, frustrando os mais de 30 mil torcedores que foram ao Olímpico.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CBF altera regra para as duas primeiras fases da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai retirar a...

Vôlei Alta Floresta enfrenta time mineiro esta semana pela Super Liga B

O Vôlei Alta Floresta (VAF), entra em quadra nesta...

Grêmio anuncia contratação de lateral ex-Cuiabá e Santos

A diretoria do Grêmio anunciou um reforço para a...
PUBLICIDADE