PUBLICIDADE

Grêmio cai diante da Lusa e vê aproximação de Raposa e Verdão

PUBLICIDADE

O Grêmio tinha a chance de abrir quatro pontos de diferença sobre seus principais rivais pela liderança do Campeonato Brasileiro, mas uma atuação apagada do primeiro colocado não foi perdoada pela Portuguesa. Jogando no Canindé, a Lusa bateu o time gaúcho neste domingo por 2 a 0 e deixou temporariamente a zona de rebaixamento.
A vitória lusa em casa foi decretada no segundo tempo. Aos dez minutos do segundo tempo, em um vacilo de da zaga gremista. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Ediglê – ex-Internacional – sobrou sem marcação na pequena área para cabecear para abrir o placar. Aos 46, em contra-ataque, o atacante Edno garantiu o resultado após driblar o goleiro Victor.

A Portuguesa, assim, deixou a zona de rebaixamento, chegou aos 31 pontos e subiu para a 16ª posição da tabela do Brasileirão, superando o Atlético-PR (28) e o Fluminense (também com 31, mas com uma vitória a menos).

O time rubro-verde também encostou no Náutico, que empatou o clássico pernambucano com o Sport por 2 a 2 na Ilha do Retiro e também chegou aos 31, mas possui saldo de gols menos pior: -14 dos pernambucanos contra -18 da Lusa.

Já o Grêmio perdeu a chance de abrir quatro pontos de vantagem sobre Cruzeiro e Palmeiras, que neste domingo chegaram aos 55 pontos. O Tricolor, ainda líder do Nacional com 56 pontos, viu sua diferença cair e correr o risco

Na próxima rodada, o ainda líder Grêmio retorna a Porto Alegre para o duelo com o Sport no Estádio Olímpico Monumental, na quinta-feira às 20h30 (de Brasília). A Portuguesa só volta a campo no sábado, às 18h20, contra um rival direto na briga para fugir da degola: o Náutico, no Estádio dos Aflitos.

A partida: As duas equipes iniciaram o jogo de forma truncada, apertando a marcação no meio-de-campo. A primeira chance de mais perigo demorou 15 minutos para acontecer, com o volante Preto arriscando um chute da entrada da área para fora do gol gaúcho defendido por Victor.

A resposta do Grêmio veio apenas aos 33 minutos, após muita marcação e erros de passe. Em cobrança de falta, o volante William Magrão arriscou direto e mandou por cima do travessão de Gottardi.

Nos instantes finais de jogo no primeiro tempo, as duas equipes tiveram boas chances de inaugurarem o marcador no Canindé. A Lusa ameaçou aos 42 minutos, quando Edno invadiu a grande área e tentou colocar o chute, mas não pegou em cheio na bola e acabou facilitando a defesa do goleiro gremista.

O líder do Brasileirão também levou perigo nos acréscimos, aos 46 minutos. Após cruzamento na área, o lateral-direito Felipe Mattioni subiu mais que a defesa da Portuguesa e cabeceou no canto direito, tirando tinta da trave rival.

No segundo tempo, o técnico Celso Roth foi forçado a queimar sua primeira alteração logo aos sete minutos: o volante Rafael Carioca sentiu uma lesão, deixou o gramado de maca e precisou ser substituído pelo uruguaio Orteman. E o ferrolho defensivo gremista foi aberto, e a Lusa aproveitou.

Desta forma, aos dez minutos, Preto fez uma linda jogada no meio e quase abriu o placar para a equipe anfitriã: após aplicar um belo corte seco na marcação, o meia chutou rasteiro de fora da área e Victor se espalmou e mandou a bola para escanteio.

Na cobrança do tiro de canto, Athirson levantou a bola no primeiro pau e Réver tentou afastar o perigo. Mas a bola acabou sobrando no alto da pequena área para o zagueiro Ediglê, que testou firme e sem marcação para o fundo das redes do Tricolor gaúcho.

Após o gol a Portuguesa foi aos poucos se fechando para garantir o placar, e nem mesmo as alterações de Roth surtiram efeito. Enquanto Estevam Soares sacou os meias Fellype Gabriel e Preto para as entradas de Gavilán e Héverton, respectivamente, o treinador do Grêmio trocou Soares por Perea no ataque e tirou o zagueiro Pereira para a entrada do meia Souza.

Mesmo assim, quem seguiu pressionando foi a Portuguesa, que quase ampliou aos 35 minutos. Edno lançou Washington na área e deixou o camisa 9 cara-a-cara com Victor. Mas o centroavante luso pegou mal na bola na hora de concluir e mandou por cima do gol.

Mas aos 46 minutos de jogo, em um contra-ataque, a Portuguesa definiu a vitória no Canindé. De cabeça, Héverton lançou Edno, que invadiu a área, driblou Victor e empurrou para o gol, sacramentando o triunfo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense contrata volante com passagem pela base do Ceará e chega a 28 reforços

O Luverdense segue reforçando seu elenco para a temporada...

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...
PUBLICIDADE