O ano de 2015 mal começou e o Grêmio já vive momentos difíceis. Décimo colocado entre 16 participantes do Campeonato Gaúcho, o Tricolor busca recuperação nesta quarta-feira. O adversário nesta quarta será o Passo Fundo, que também vem de duas derrotas seguidas e precisa recuperar o terreno perdido. A partida está marcada para as 22h (horário de Brasília), no Estádio Vermelhão da Serra.
A derrota para o então lanterna Veranópolis em plena Arena atingiu em cheio o ânimo gremista. A equipe não perdia duas vezes seguidas em casa pelo Gauchão desde 1987. Irritado com a péssima atuação da equipe, o técnico Luiz Felipe Scolari chegou a abandonar o reservado e descer para o vestiário antes do apito final, após um cruzamento errado de Douglas que atingiu as costas do zagueiro Rhodolfo em vez de chegar à área rival.
“Me expulsei. Mais vergonha do que isso, impossível passar. A equipe não apresenta nada daquilo que a gente faz no treinamento. Não adianta ficar enganando a torcida do Grêmio. Não tinha mais o que fazer, fui embora para o vestiário. Acabou o assunto. Não criamos nada, os adversários vêm aqui e tomam conta do jogo. Não aproximamos. Faltava 3 ou 4 minutos e fui embora. Para não tomar uma atitude errada e esfriar a cabeça”, explicou Felipão.
O sentimento de perplexidade e desânimo foi a marca dos atletas na saída do campo. “Não sei o que dizer, sinceramente. Sentimento de tristeza por tudo que está acontecendo, e vamos seguir trabalhando para que tudo possa melhorar”, desabafou o goleiro Marcelo Grohe. “Não me assusta o desempenho, me assusta a apatia, a falta de indignação, um pouco de vontade”, admitiu o presidente Romildo Bolzan Jr.
Com tantas atuações ruins, Scolari mudará várias peças para o jogo desta quarta. Galhardo voltará à lateral direita no lugar de Matías Rodríguez. No meio, Araújo retorna, deixando o time mais robusto, com três volantes. Mais para frente, outras trocas: o esquema 4-3-3 se desfaz, e o time no 4-4-2 é retomado. Luan e Everton deixarão o time titular e o ataque volta a ter dois centroavantes, com Lucas Coelho e Everaldo.
O Passo Fundo teve um bom início de Gauchão, mas caiu bruscamente de desempenho nas últimas rodadas. Perdeu para o São José por 2 a 1 e, no último domingo, tomou 3 a 0 do Lajeadense. A equipe está no 12º lugar, com 4 pontos, mas tem um jogo a menos que os demais clubes. O principal nome da equipe é o meia Souza, ex-Grêmio e São Paulo.
Outras cinco partidas ocorrerão nesta quarta pelo Gauchão. O destaque vai para o confronto do líder Brasil, em Pelotas, contra o São José. Nesta quinta, no Alfredo Jaconi, ocorre o clássico Ca-Ju.