PUBLICIDADE

GP do Brasil: Massa vence, Alonso é bicampeão e Schumacher se despede

PUBLICIDADE

Em um domingo de festa em Interlagos, o Brasil quebrou o jejum de 13 anos sem vitória em São Paulo e voltou a figurar no lugar mais alto do pódio. O responsável pelo feito foi o paulista Felipe Massa, que pilotou com categoria desde o início e completou um final de semana perfeito – já havia sido pole position – com seu segundo triunfo na Fórmula 1.
Mas a festa não se resumiu apenas aos brasileiros. Tão ou mais feliz ficou o espanhol Fernando Alonso, que com o segundo lugar na prova se tornou bicampeão mundial da categoria, provando ser o piloto mais regular dos últimos anos. Precisando de apenas um ponto neste domingo, largou em quarto, mas fez prova equilibrada para garantir o título.

O alemão Michael Schumacher, que ainda sonhava com a conquista do oitavo campeonato, mas precisava de um milagre, viu suas chances se esvaírem logo no início, quando tentou uma ultrapassagem sobre Giancarlo Fisichella e viu seu pneu traseiro esquerdo estourar. Ele voltou aos boxes, caiu para o último lugar, fez recuperação espetacular e ainda terminou em quarto lugar.

A corrida – Mesmo sem pódio, o heptacampeão do mundo deu um verdadeiro show para o público que lotou Interlagos neste domingo de sol: logo na largada, ele pulou da décima para a oitava colocação, enquanto Massa se manteve na primeira colocação. Um acidente com o jovem alemão Nico Rosberg e seu companheiro de Williams Mark Webber provocou a entrada do safety-car na pista.

Antes, porém, o alemão já havia conquistado a sexta posição. Na relargada, Schumi passou a pressionar o companheiro de Fernando Alonso na Renault, Giancarlo Fisichella. Ao tentar a ultrapassagem sobre o italiano, porém, deu azar e viu seu pneu traseiro esquerdo estourar.

Parecia que seria um fim melancólico para Schumi. Persistente, entretanto, o alemão voltou aos boxes, trocou o pneu e voltou na última posição, 25s atrás de Tiago Monteiro, então último colocado. Aí começou a dar seu show: voando baixo, foi ultrapassando um a um os rivais.

Lá na frente, Fernando Alonso foi beneficiado pela saída das duas Toyota, que não aguentaram o forte ritmo na corrida e assumiu a terceira posição. Com as primeiras paradas nos boxes, aproveitou para passar o finalndês Kimi Raikkonen. Cauteloso, porém, preferiu não atacar Massa, que com folga rumava à primeira vitória de um brasileiro em Interlagos em 13 anos.

Na 32ª volta, Schumacher já pressionava o holandês Robert Doornbos pela 12ª posição. Naquele momento, as Ferrari eram as únicas que conseguiam virar na casa de 1min12s. Melhor para Schumi, que não teve muitos problemas para chegar em Rubens Barrichello em busca da sétima posição. E, com uma bela manobra na reta oposta, deixou o ex-companheiro para trás pela última vez.

Depois de ter feito a melhor volta na 37ª e 38ª passagem, Schumi se superou mais uma vez na 50ª volta e marcou o melhor tempo da corrida: 1min12s385. Daí, passou a perseguir Giancarlo Fisichella, que não aguentou a pressão errou no S do Senna e cedeu o quinto lugar para o ferrarista na 62ª volta.

O desafio seguinte era o finalndês Kimi Raikkonen, que por ironia, irá substituir Schumi na Ferrari em 2007. Algumas voltas de bela disputa e nem o ‘Homem de Gelo’ foi capaz de impedir a ultrapassagem do alemão. Como não havia mais tempo para alcançar o terceiro colocado Jenson Button, as atenções do autódromo se voltaram para Felipe Massa, que calmamente correu pela primeira vitória em Interlagos. Em segundo, quase ofuscado, pela festa ferrarista, apareceu Fernando Alonso, que pelo segundo ano consecutivo se consagrou campeão mundial de Fórmula 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE