PUBLICIDADE

GP da Alemanha: Webber faz faz a pole e Rubinho é o segundo

PUBLICIDADE

Em um treino marcado pelas surpresas do clima, quem se deu melhor foi Mark Webber. Companheiro de Red Bull de Sebastian Vettel, o piloto australiano assegurou a pole do GP da Alemanha ao marcar 1min32s230 neste sábado.

É a primeira vez em sete anos de Fórmula 1 Webber consegue a posição de honra do grid. De quebra, ele ainda superou o jovem alemão, apontado como a maior promessa da Fórmula 1. Porém, para conquistar sua primeira vitória na temporada, Mark terá que superar todo o ímpeto de Rubens Barrichello.

Também de olho em seu primeiro êxito em 2009, Rubinho fez um excelente treino e assegurou o segundo lugar no grid – o final do treino deste sábado foi emocionante, com o brasileiro, o piloto da Oceania, Jenson Button e Lewis Hamilton se alternando na pole.

Líder do Mundial, Button terá que se conformar em sair em terceiro, logo à frente de Vettel, que, por sua vez, será seguido por Lewis Hamilton. Além da boa performance do campeão do mundo, a McLaren deu sinais de recuperação no campeonato ao colocar Heikki Kovalainen em sexto. Piloto da Force India, Adrian Sutil surpreendeu ao aparecer em sétimo.

Quem também se destacou foi Nelsinho Piquet, que finalmente chegou ao top 10 de um treino classificatório neste ano. Ele, que se aproveitou de um clima “chove-seca” na segunda parte do qualifying será o décimo, duas posições à frente de Fernando Alonso.

Já Felipe Massa teve um desempenho discreto e larga em oitavo, imediatamente à frente de Kimi Raikkonen. O GP da Alemanha será disputado a partir das 9 horas (horário de Brasília) deste domingo, no autódromo de Nurburgring.

O treino – Foi debaixo de nuvens negras, mas ainda com asfalto seco que os pilotos iniciaram a briga pelas melhores posições no grid de largada. O destaque nesta fase foram os carros da Red Bull, que mesmo com pneus duros fizeram excelentes tempos de volta.

Mark Webber foi o mais rápido do Q1, seguido por Fernando Alonso, que teve sua melhor tentativa atrapalhada por Timo Glock, eliminado junto com Robert Kubica, Sebastien Buemi, Giancarlo Fisichella e Sébastien Bourdais.

A chuva começou a aparecer em Nurburgring no final da primeira parte do treino classificatório. E as primeiras vítimas do asfalto molhado foram Kazuki Nakajima e Felipe Massa, que acabarando parando fora da pista após rodarem.

O alerta serviu para todos os outros pilotos, que foram aos boxes colocar pneus intermediários. Ainda assim, Heikki Kovalainen não conseguiu segurar a sua McLaren e também derrapou, por pouco não provocando um acidente.

Quando a indefinição tomava conta da cabeça de todos, Rubinho Barrichello surpreendeu e, depois de abortar duas voltas, percebeu que a pista estava secando. Colocou pneus slicks e baixou o tempo do então líder Webber em mais de quatro segundos.

Houve então uma verdadeira correria para repetir a atitude do brasileiro. Nelsinho Piquet foi competente nesta hora: fez a troca rapidamente, assegurou o segundo tempo na fase e, pela primeira vez na temporada 2009, passou à Super Pole.

Melhor ainda para o brasileiro foi o fato de Alonso não ter conseguido o mesmo, tendo que se conformar com a 12ª posição no grid. Acompanharam o piloto da Renault Nick Heidfeld, Kazuki Nakajima, Jarno Trulli e Nico Rosberg.

Por sua vez, Felipe Massa e Kimi Raikkonen deram muita sorte: em mais um erro de estratégia, a Ferrari demorou para escolher os compostos certos e o brasileiro e o finlandês passaram à etapa final do treino respectivamente em nono e décimo lugar.

Imagens de TV, inclusive, mostraram Massa dando uma bronca nos engenheiros porque ia sair para tentar uma volta rápida com pneus errados. Já com pista seca, ele garantiu a oitava posição no Q3.

Lá na frente, Barrichello, Button, Hamilton e Webber disputaram ferozmente a pole. E o australiano acabou se dando melhor, com uma diferença de menos de 0s2 sobre Rubinho, que promete homenagear Michael Jackson dançando o “Moonwalk” se chegar ao pódio neste domingo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...
PUBLICIDADE