Se neste sábado, Rubens Barrichello contou com a sorte e teve competência para conseguir a pole-position do GP do Brasil, Jenson Button mostrou os mesmos atributos neste domingo. Ajudado por uma série de incidentes no começo da prova e com um estilo bastante agressivo na pista, o inglês da Brawn GP sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 em Interlagos.
Button foi o quinto colocado na prova, três à frente de seu principal oponente, Barrichello, que sofreu ainda com um pneu furado no final da disputa – o brasileiro precisava somar, no mínimo, cinco pontos a mais que o companheiro de equipe para levar a decisão para Abu Dhabi, daqui a duas semanas. Nos Emirados Árabes, o campeão chegará com 89 pontos, contra 72 do piloto verde-amarelo e 74 de Sebastian Vettel.
É a quinta vez consecutiva que a taça é definida em São Paulo: em 2005 e 2006 Fernando Alonso consagrou-se aqui, enquanto em 2007 foi a vez de Kimi Raikkonen triunfar. No ano passado, as honras ficaram por conta de Lewis Hamilton.
Sem a tão falada chuva, a corrida foi vencida por Mark Webber, da Red Bull, que assumiu a ponta logo após a primeira rodada de pit stops. Seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, que também lutava pelo título foi o quarto colocado e agora luta pelo vice contra Barrichello. Robert Kubica ficou com a segunda colocação neste domingo, seguido por Hamilton.
Para piorar a situação de Rubinho, ele segue em jejum de vitórias no GP do Brasil, prova que disputa desde 1993. A melhor colocação de sua carreira em Interlagos foi a terceira posição em 2004, ano em que coincidentemente ele também largou na pole.
O Grande Prêmio do Brasil começou caótico. Piloto da McLaren, Heikki Kovalainen rodou logo no S no Senna e por pouco não atingiu Giancarlo Fisichella, da Ferrari, que vinha logo atrás. Como se isso não bastasse para provocar bandeira vermelha, Jarno Trulli escorregou na zebra e atingiu Adrian Sutil, que foi para a grama e, quando voltou, acertou Fernando Alonso. O piloto da Toyota quis brigar com o alemão ao sair do carro.
Tentando permanecer na corrida, Heikki Kovalainen entrou nos boxes, mas precipitou-se e saiu com a mangueira ainda presa ao carro. O combustível vazou e deu um banho em Kimi Raikkonen, que vinha logo atrás pois havia arrumado a asa. O monoposto do finlandês virou uma bola de fogo por alguns centésimos de segundo.
Com tamanha bagunça, o safety car entrou na pista e só saiu de lá na quarta volta. Os maiores beneficiários disso foram justamente os dois maiores adversários de Rubinho, Button e Vettel, que ganharam diversas posições. De olho na taça, o inglês da Brawn passou a guiar de forma bastante agressiva e superou Romain Grosjean e Kazuki Nakajima, chegando ao sétimo lugar. Vettel, por sua vez, alcançou o nono posto.
Barrichello manteve a liderança até seu primeiro pit stop, realizado na volta 21. Segundo a parar, o brasileiro sofreu com o problema de aquecimento dos pneus prejudicou bastante o brasileiro na saída dos boxes e, voltando em nono, ele não demorou a ser ultrapassado por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.
Mais à frente, Button seguia muito bem e ultrapassou o estreante Kamui Kobayashi, que substitui o machucado Timo Glock na Toyota. O britânico parou na volta 29 e voltou na décima colocação, enquanto Rubinho era o quarto colocado e Mark Webber liderava.
Duas passagens depois, um incidente totalmente japonês: ao sair dos boxes, Kazuki Nakajima acelerou demais e tocou a roda traseira esquerda de Kobayashi. O piloto da Williams então virou "passageiro" até bater contra uma barreira de pneus da curva do Lago.
Button continuou a fazer bem o seu trabalho e não tardou a ultrapassar Buemi, chegando ao sétimo lugar depois de que todos pararam pela primeira vez para reabastecer e trocar pneus. A corrida então ficou monótona, sem mais ultrapassagens na pista entre os ponteiros, até o segundo pit stop.
Com a segunda rodada de pit stops, Button ficou em sétimo, com Rubinho em terceiro, situação limite para o inglês triunfar. Se fosse ultrapassado ou o brasileiro ultrapassasse alguém, a decisão da taça seria adiada. Mas então Heikki Kovalainen fez sua terceira parada e Jenson nem precisou trabalhar muito para alcançar a sexta posição, ganhando tranquilidade.
Para ajudar, Lewis Hamilton fez um favor ao compatriota ao superar Rubens Barrichello a nove voltas do fim. Mas nem precisava: com um pneu furado, Rubinho entrou nos boxes de novo, definindo assim a temporada 2009 da Fórmula 1.
Confira o resultado final do GP do Brasil:
1 – Mark Webber (AUS/Red Bull)
2 – Robert Kubica (POL/BMW)
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren)
4 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5 – Jenson Button (ING/Brawn)
6 – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
7 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
8 – Rubens Barrichello (BRA/Brawn)
9 – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Toyota)
11 – Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)
12 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
13 – Romain Grosjean (FRA/Renault)
14 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
Abandonaram:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
Nico Rosberg (ALE/Williams)
Nick Heidfeld (ALE/BMW)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Jarno Trulli (ITA/Toyota)
Fernando Alonso (ESP/Renault)