O governador Mauro Mendes baixou decreto autorizando a retomada de jogos e treinamentos de futebol profissional em Mato Grosso. Apesar da liberação, os eventos devem ser realizados sem a presença do público e com a observação dos protocolos de saúde e de higienização, conforme preconizado pelos órgãos de saúde. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado e alterou o decreto baixado dia 12 de junho, que instituiu a classificação de risco para transmissão da doença. Com a alteração, o governador acrescentou novo parágrafo permitindo a retomada do futebol.
Consta que a nova medida foi tomada considerando a “redução no número da média móvel de casos confirmados de Covid-19, de hospitalizações e de óbitos no âmbito estadual” e a “necessidade da retomada responsável das atividades econômicas estaduais objetivando a manutenção dos postos de trabalho”.
Dando o ponta pé oficial na retomada do futebol em Mato Grosso, o Cuiabá estreará na Série B do Campeonato Brasileiro na próxima sexta-feira, às 18h15, enfrentando o Brasil de Pelotas, na Arena Pantanal.
A perspectiva é que nos próximos dias as equipes comecem a se movimentar para montar novos grupos, já que com a suspensão das atividades em março, os clubes dispensaram os jogadores e estão sem profissionais.
Além disso, a Federação Mato-grossense de Futebol também deve se manifestar nas próximas semanas e marcar nova reunião, para tratar com mais contundência da retomada do certame Estadual, que estava previsto para o último trimestre.
O Cuiabá tentou retomar os treinamentos em junho, mas a justiça decretou quarentena obrigatória na capital e o clube foi impedido de treinar. Numa das fiscalizações feitas pela prefeitura, foi multado em aproximadamente R$ 600. O atual elenco, reforçado, só conseguiu treinar com mais tranquilidade na semana passada, quando viajou para Goiânia e fez dois amistosos. O Dourado empatou em 1 a 1 com o Atlético Goianiense e bateu o Goiás por 2 a 0.
O Cuiabá estreia no Campeonato Brasileiro da Série B nesta sexta-feira (7) diante do Brasil de Pelotas, que já tem ritmo de jogo por causa da retomada do Campeonato Gaúcho. Além da segunda divisão, ainda deve jogar a Copa do Brasil, Copa Verde (se for realizada) e terminar o Campeonato Mato-grossense.