Em uma partida com pouco futebol, o Goiás bateu o Cruzeiro por 1 a 0, na tarde deste sábado, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Souza foi o autor do único gol da partida, marcado na etapa inicial.
Com a vitória, a equipe goiana chegou aos 44 pontos, ocupando, provisoriamente, à vice-liderança da competição. Já a Raposa, que completou a sua quinta partida sem vitória – quatro derrotas e um empate -, se segura no sétimo lugar, com 37 pontos.
Na próxima rodada, o time mineiro encara o Palmeiras, no Palestra Itália, e o time goiano pega o Botafogo, no Rio de Janeiro.
O jogo
A ordem nas duas equipes era a recuperação dos tropeços, com direito à goleada, na rodada anterior. A responsabilidade era maior pelo lado do Cruzeiro, que sofreu uma goleada histórica para o Fluminense, por 6 a 2, no Mineirão, completando quatro partidas sem vitória no Brasileiro. Porém, foi o Goiás, que foi derrotado por 3 a 0, pelo Figueirense, que começou melhor a partida.
Mais presente no ataque, a equipe goiana quase abriu o placar aos 14min. Depois do cruzamento para a área, o lateral Paulo Baier cabeceou forte, no canto. Fábio foi obrigado a se esticar todo para colocar a bola pela linha de fundo. O time goiano continuou insistindo, já que a Raposa não conseguia encaixar seus contra-ataques. Tocando bem a bola no meio campo, principalmente com Paulo Baier e Rodrigo Tabata, o Goiás dominava a partida e tenha as únicas chances de gol, já que o time mineiro não conseguia chegar ao gol de Harlei que via a sua equipe assustar Fábio, como aos 24min, com Roni. O atacante foi lançado em velocidade e, na hora de arrematar, foi contido pelo goleiro do Cruzeiro que fez boa defesa.
O ataque do Cruzeiro não conseguia escapar da marcação do adversário. Como não saía para o ataque, o time mineiro era encurralado no seu campo de defesa. Diante da pressão, a defesa da Raposa não resistiu. Aos 33min, o lateral Jadílson recuperou uma bola quase perdida e cruzou para a área. A bola percorreu toda a pequena área sem ser cortada pela defesa e sobrou para o atacante Souza chutar, com o pé esquerdo, para fazer Goiás 1 a 0.
No segundo tempo, o Goiás voltou pressionando o Cruzeiro, em busca do segundo gol. Logo primeiro minuto, Fábio evitou o que seria o segundo gol goiano. O atacante Roni recebeu a bola, limpou bem a jogada e chutou forte, de pé esquerdo. O goleiro Fábio conseguiu espalmar para escanteio. Depois da cobrança, a bola sobrou para Jadílson. O lateral chutou forte, obrigando o goleiro da Raposa a fazer outra grande defesa. A partida seguiu e o Goiás continuou decidido a fazer o segundo gol para selar a vitória.
Já o Cruzeiro continuava encontrando muitas dificuldades para chegar ao ataque e se segurar na defesa. Porém, aos 22min, o time mineiro teve grande oportunidade para empatar com Diego, que entrou no lugar de Louzada. O jovem atacante recebeu na área, passou por Harlei, mas perdeu o ângulo, não conseguindo espaço para a conclusão. Com Diego em campo, o Cruzeiro melhorou na partida.
O time mineiro passou a pressionar e encontrar espaços na defesa do Goiás. Porém, a equipe goiana era muito perigosa nos contra-ataques, principalmente com o veloz Rodrigo Tabata. Apesar da maior movimentação, no final da segunda etapa, o placar ficou inalterado e o time goiano se recuperou na competição. Já o time mineiro conheceu a sua quinta partida sem vitória.