Abalado pela derrota no meio de semana pela Sul-americana, o Goiás entrou em campo neste domingo disposto a terminar a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro na vice-liderança. E conseguiu. Os comandados de Hélio dos Anjos, jogando em casa, viraram para cima do Grêmio e saíram do estádio Serra Dourada com uma vitória por 2 a 1.
Com o resultado, o Esmeraldino, que viu o São Paulo e Internacional empatarem, pula para o segundo lugar com seus 45 pontos. Apesar de ter o mesmo número tentos dos paulistas, os goianos levam vantagem nos critérios de desempate.
O Grêmio, por sua vez, segue firme na luta para entrar no G-4. Com 39 pontos, o gaúchos terminam esta rodada em sexto lugar, cinco tentos atrás do rival e quarto colocado Inter.
Na próxima rodada do Brasileirão o Goiás joga novamente em casa, quando encara o Botafogo no domingo. No mesmo dia, o Grêmio, também em seus domínios, recebe o Sport no Olímpico.
O jogo: Embaixo de forte sol em Goiânia, o Goiás começou o primeiro tempo tentando aproveitar o fato de jogar no Serra Dourada. Apoiado pela torcida, os comandados de Hélio dos Anjos apostaram na bola aérea para furar a defesa gaúcha.
O Grêmio, por sua vez, foi equilibrando o confronto e abriu o placar com Souza. Aos 17 minutos o meia marcou um belo gol ao driblar o goleiro Harlei e chutar com a perna esquerda para o fundo da rede esmeraldina.
Após levar o gol o Goiás buscou o ataque e não decepcionou seu torcedor. Sem deixar o adversário crescer, os esmeraldinos levaram grande perigo com Iarley. Minutos depois, aos 33, Léo Lima apareceu sozinho dentro da grande área para cabecear com estilo e deixar tudo igual.
Na segunda etapa, a partida começou morna, com as duas equipes abusando do toque de lado. O primeiro lance de perigo foi aos sete minutos com Adílson. O volante gremista quase marca, se não fosse boa defesa do experiente Harlei.
Depois disso, as duas equipes, que precisavam vencer para seguir perseguindo a ponta da tabela, pareciam não ter criatividade suficiente para furar a defesa alheia. Sem grandes chances para ambos os lados, o confronto permaneceu morno até aos 35 minutos.
Iarley tentou o passe na entrada da área, a bola bateu na zaga e sobrou limpa para Felipe chutar no canto direito do gol. O artilheiro do time na temporada, que havia entrado no lugar de Fernandão, virou o jogo para o Goiás.
Sem forçar para buscar o empate, o Grêmio até tentou levar perigo com Fabio Rochemback, mas não conseguiu marcar até o apito final do árbitro Héber Roberto Lopes.