O Goiás estragou a festa pela reestreia de Vagner Mancini no comando do Vitória. Neste domingo, o time de Hélio dos Anjos bateu os baianos por 3 a 2 e alcançou à vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o Esmeraldino se recupera do revés sofrido para o São Paulo no Morumbi, aproximando-se do Palmeiras.
Com os três pontos deste domingo, o Goiás soma 35 e está a apenas dois tentos atrás do Verdão, que empatou no último sábado como Botafogo e já acumula um jejum de três confrontos sem vitória. Em contrapartida, o Vitória segue caindo pelas tabelas, em má fase.
Na primeira partida de Vagner Mancini neste retorno, o rubro-negro chegou ao seu quinto confronto sem triunfo e já se afastou da briga por uma vaga à próxima Copa Libertadores da América. Ao final deste turno inicial de Brasileirão, o Vitória poderá terminar a 19ª rodada na segunda metade da classificação.
Na abertura do segundo turno, o embalado Goiás terá pela frente nesta quinta-feira o Náutico, às 21horas, em Recife. Por outro lado, o Vitória buscará reencontrar os resultados positivos na quarta-feira, às 19h30, diante do Atlético-PR
O jogo – A partida começou equilibrada e os dois times buscaram o gol no Serra Dourada. Embalado pela boa fase, o Goiás tomou a iniciativa inicial e controlou a posse de bola para dominar o adversário. Em contrapartida, o Vitória investia nas jogadas pelas pontas para surpreender os donos da casa em Goiânia. Apesar da rápida movimentação de ambas as equipes, Harlei e Gléguer não foram muito exigidos durante os primeiros instantes de partida.
A eficiência do elenco de Hélio dos Anjos acabou sendo provada aos 25 minutos, logo na primeira grande chance de gol. Léo Lima fez grande jogada individual e tocou para Felipe Menezes. O meia se livrou da cobertura da zaga e mandou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Goiás no Serra Dourada.
Jogando solto e levando a melhor na maioria das jogadas individuais, o Goiás manteve a pressão e chegou ao segundo gol cinco minutos depois da inauguração do marcador. Iarley passou facilmente por Apodi e rolou com precisão para Fernando. O volante, à frente de Gléguer, tocou rasteiro no canto direito do goleiro e aumentou a diferença para os donos da casa.
Apesar do domínio total do confronto, o Goiás deixou o Vitória crescer na partida a partir de um erro individual. Aos 32 minutos, Leandro Euzébio saiu jogando errado e perdeu o controle da bola para Leandro Domingues, o meia baiano tocou com categoria na saída de Harlei e diminuiu o marcador em Goiânia.
Mesmo à frente do placar, o Goiás aparentava nervosismo dentro de campo e isso acabou exposto nos 44 minutos da primeira etapa. Ramalho cometeu falta dura no experiente Jackson e recebeu o segundo cartão amarelo. Consequentemente, o meio-campo foi expulso e desfalcou o Esmeraldino no restante do confronto.
Com a vantagem numérica dentro do campo, Mancini adiantou o time do Vitória e ousou para buscar os três pontos fora de casa. A insistência do clube baiano deu resultado logo aos 14 minutos, através de uma substituição promovida pelo novo treinador.
O jovem Neto Berola entrou aos nove do segundo tempo e na sua primeira jogada ofensiva empatou o duelo. O meia recebeu na intermediária e carregou a bola com liberdade. Sem ser incomodado, arriscou de fora da área e anotou o segundo do Vitória, a bola ainda bateu na trave direita de Harlei antes de balançar as redes.
Depois de alcançar o feito da igualdade, o Vitória recuou sua equipe e mostrou-se satisfeito com o ponto conquistado. Por outro lado, o Goiás, pouco inspirado, tentou a vitória apostando na bola aérea. Contudo, o bom posicionamento defensivo rubro-negro dificultava o trabalho dos goianos.
Mas aos 45 minutos de jogo, Vitor levantou para a área e Júlio César, como um elemento surpresa, deixou a marcação de Apodi e cabeceou com precisão no canto esquerdo de Gléguer, marcando o gol da vitória que levou o Goiás para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.