A mais badalada contratação do Grêmio para a temporada começou a dar resultado neste domingo. O meia Roger, emprestado pelo Corinthians, desencantou após três jogos com a camisa tricolor e marcou de pênalti o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Ulbra, em Canoas, na primeira partida da equipe depois da inesperada demissão do invicto técnico Vágner Mancini.
Sob o comando do interino Julio Camargo, os gremistas tiveram um início de jogo complicado. Nos primeiros dez minutos, os donos da casa eram mais presentes no campo ofensivo e mostravam que trariam problemas. Para piorar, aos 12 minutos, Anderson Pico entrou em divida com o pé alto sobre Carlinhos e foi expulso por Gaciba.
Com um a menos, e apenas um lance de perigo nos pés do lateral-direito Paulo Sérgio, o Tricolor esteve acuado e quase sofreu o gol, em cabeçada de Jaques que tocou na rede pelo lado de fora. O time de Porto Alegre, contudo, foi adiantando seu jogo e passou ditar o ritmo do confronto, mesmo jogando com dez.
No estilo mais adiantado, o zagueiro Leo se destacava em descidas para o ataque, e Roger também era um grande nome com ótima movimentação no meio-campo. E foi por meio da dupla que o gol saiu. Aos 31 minutos, o defensor invadiu a área da Ulbra e foi derrubado por Carlinhos. Pênalti, que Roger converteu com tranqüilidade e assinalou o seu primeiro gol com a camisa gremista.
A vitória parcial não mudou o panorama do jogo, e o Grêmio, apesar de não mostrar um futebol brilhante, era melhor em campo. Mesmo assim, antes do intervalo, a melhor chance foi do Ulbra, em chute de Tiago Saletti que passou raspando o gol de Victor, com perigo.
No segundo tempo, os mandantes voltaram mais ofensivos, no 4-4-2, mas os planos do técnico Paulo Henrique Marques em jogar sua equipe para frente foram prejudicados pela expulsão de Carlinhos, nos primeiros minutos da etapa final.
Jogando com o mesmo número de jogadores, o Grêmio cresceu ainda mais. Roger repetia a boa atuação dos 45 primeiros minutos e armava grandes jogadas para a equipe ao lado do ala Paulo Sérgio, tendo como principal alvo o atacante Perea, mas o colombiano não acertava o pé.
O Ulbra também assustava, mas o goleiro Victor impediu todas as tentativas de empate e o zagueiro Pereira ainda salvou lance em cima da linha. Bem na defesa e no ataque, os gremistas apenas tranqüilizaram o confronto para assegurarem mais três pontos e se manterem invictos em 2008.