No 50º jogo da atual edição da Copa do Mundo, Estados Unidos e Gana empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar. Na prorrogação, o artilheiro Asamoah Gyan marcou o gol que definiu a vitória por 2 a 1 e classificou os ganeses às quartas de final. Após dominar e sair na frente na etapa inicial, a seleção comandada por Milovan Rajevac sofreu o empate no segundo tempo, mas retomou o controle da partida no tempo extra e fez o gol da vitória logo aos três minutos.
Antes empolgados com a boa fase do "soccer", os americanos deixam a disputa após quatro jogos disputados, com uma vitória, dois empates e uma única derrota, justamente para Gana. Na primeira fase, eles obtiveram a classificação em primeiro lugat do Grupo C, que contava ainda com Inglaterra, Eslovênia e Argélia.
Na fase seguinte, os ganeses irão enfrentar o Uruguai, que bateu a Coreia do Sul por 2 a 1, também neste sábado. O jogo será realizado na próxima sexta-feira, às 15h30 (horário de Brasília), no Soccer City, em Johanesburgo.
O jogo: os ganeses começaram em ritmo alucinante e surpreenderam o adversário logo aos cinco minutos de partida. Após cochilada de Clark no meio-campo, Boateng recuperou a bola, avançou e chutou rasteiro, no canto direito de Howard, para marcar o primeiro gol de sua equipe com a bola rolando neste Mundial.
Nem a presença do ex-presidente americano Bill Clinton, que estava acompanhado do cantor inglês Mick Jagger, foi capaz de melhorar a situação da seleção norte-americana dentro de campo. Bem marcados, Donovan e cia. mal conseguiam ultrapassar a faixa central do gramado.
Ainda aos 30 minutos, a fim de reforçar o setor ofensivo, o técnico Bob Bradley colocou o meia Maurice Edu na vaga do volante Anthony Clark, que foi recebido pelo comandante com um demorado abraço de consolo. Melhor após a mudança, o time dos Estados Unidos criou sua única chance de gol na primeira etapa aos 34 minutos, quando Findley recebeu livre e chutou em cima do goleiro Kingson.
No intervalo, os Estados Unidos fizeram mais uma modificação: Feilhaber entrou no lugar de Findley e, logo no primeiro minuto, recebeu de Donovan e tentou encobrir o goleiro Kingson, que fez grande defesa e impediu o empate. Era o prenúncio de que o cenário seria diferente na etapa final.
Aos 15 minutos, Dempsey recebeu na área, tentou o drible e foi derrubado por Jonathan Mensah. Pênalti marcado pelo húngaro Viktor Kassai e convertido com categoria por Donovan, que marcou seu terceiro gol no Mundial e deixou tudo igual em Rustenburg.
A seleção de Bob Bradley passou a controlar o jogo, mas não conseguia criar grandes lances de perigo até os 35 minutos, quando Altidore recebeu lançamento, dividiu com o zagueiro e, caído, quase conseguiu balançar as redes, o que só voltaria a acontecer na prorrogação.
Logo aos três minutos, Asamoah Gyan recebeu lançamento longo de Ayew, ganhou de Bocanegra e fuzilou o goleiro Howard para marcar seu terceiro gol na Copa, o primeiro com a bola rolando (os outros dois foram de pênalti). Na base da raça e da catimba, Gana suportou até o fim do tempo extra sem ser pressionada pelo rival, exceto pelos minutos finais, quando até o goleiro Howard foi para a área tentar o gol de empate, sem sucesso.
Em sua segunda participação em Mundiais, Gana chega às quartas de final pela primeira vez. Em 2006, os africanos também foram os únicos representantes do continente nas oitavas de final, mas caíram diante do Brasil.