Na volta de Oswaldo de Oliveira à Vila Belmiro, o Santos ficou longe de apresentar o mais brilhante futebol e estreou com vitória no Campeonato Paulista, neste sábado, contra o XV de Piracicaba, na Vila Belmiro. Titular e com a camisa 9, o jovem Gabriel marcou o gol que decretou o 1 a 0 no placar.
Oswaldo não pôde contar com alguns titulares neste sábado. Edu Dracena, com uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo, só deve voltar daqui a seis meses; Alison ainda se recupera de lesão na coxa esquerda; Cícero sofreu uma entorse no tornozelo durante a pré-temporada; e Mena ainda não está 100% fisicamente.
Único reforço anunciado pela diretoria santista até o momento, o centroavante Leandro Damião não esteve em campo por questões burocráticas e acompanhou o jogo dos camarotes. O Santos ainda aguarda que o fundo de investimentos Doyen Sports – que financiou a contratação do atleta – pague a segunda parcela dos cerca de R$ 42 milhões ao Internacional.
O jogo – Aos quatro minutos, a juventude do ataque santista quase terminou em gol. Gabriel dominou no meio e rolou na esquerda para Geuvânio, que se livrou da marcação com um lindo corte e finalizou de direita. O goleiro Márcio se esticou e conseguiu desviar para escanteio, salvando o XV.
O Xv chegou com perigo aos 28 minutos. Vinícius Bovi avançou pela direita e cruzou para Pipico, que ganhou a disputa no alto com Cicinho e cabeceou por cima do gol de Aranha, assustando os santistas.
A falta de ritmo do Peixe ficou evidente aos 32. Adilson recebeu lançamento de Pipico, gingou sobre a marcação de Gustavo Henrique – driblado facilmente – e rolou para Danilo Sacramento, que foi bloqueado por Jubal ao tentar finalizar para o gol.
Aos 40, a parceria da base santista resultou na abertura do placar. Emerson fez jogada pela direita e a bola sobrou para Geuvânio, que deu passe na medida para Gabriel. Com um forte chute, a revelação alvinegra fez o primeiro gol do Peixe no Campeonato Paulista.
A torcida do XV teve o grito de gol abafado pela arbitragem aos 12 minutos da segunda etapa, quando a assistente Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo levantou a bandeira. Alan Bahia lançou Pipico, que, em posição irregular, completou para o gol.
Gabriel teve a chance de anotar o segundo aos 29 minutos, quando recebeu passe de Cicinho livre de marcação. Frente a frente com Márcio, Gabriel tentou fazer por cobertura e praticamente recuou a bola para o goleiro do XV.
Aos 43, Alan Santos recebeu no meio e arriscou um forte chute de fora da área. O arremate do volante santista passou triscando a trave direita do goleiro Márcio.