Depois de seis meses de jejum, o atacante Fred voltou a marcar. E o gol do artilheiro foi suficiente para garantir a vitória do Fluminense sobre o Macaé, por 1 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Cláudio Moacyr. O resultado manteve o Tricolor das Laranjeiras na liderança do primeiro turno, do Campeonato Carioca, com 22 pontos ganhos. Já o Alvianil praiano segue com nove pontos, na décima colocação.
O Fluminense fez uma partida irregular, mas contou com o oportunismo do seu artilheiro para alcançar a sétima vitória consecutiva na competição. O Macaé foi um adversário valoroso e que poderia ter alcançado melhor sorte, mas o goleiro Diego Cavalieri apareceu bem nos momentos de maior perigo e ajudou sua equipe a conquistar o resultado positivo.
Na próxima rodada. O Fluminense enfrentará o Botafogo, no estádio do Maracanã. Por sua vez, o Macaé vai encarar o Bonsucesso, em Teixeira de Castro.
O jogo – Antes do primeiro minuto, o goleiro Fernando, do Macaé, já precisou trabalhar. Ele saiu de soco para afastar cruzamento perigoso de Conca. O Macaé respondeu no minuto seguinte quando o zagueiro Filipe Machado, após cobrança de escanteio, cabeceou com perigo.
O time da casa começou mais organizado, trocando passes em velocidade para tentar descobrir espaços na defesa tricolor. Já o Fluminense encontrava muitas dificuldades para chegar na área do Macaé. Fred, muito isolado na frente, quase não participava do jogo. Só aos 13 minutos é que o Tricolor das Laranjeiras criou a primeira jogada de perigo. Depois de uma troca de passes na entrada da área do Macaé, a bola foi passada para Fred que, de calcanhar, colocou Jean na cara do gol, mas o chute do volante explodiu no peito do goleiro Fernando que saiu para fechar o ângulo.
O time dirigido por Renato Gaúcho aumentou a pressão e , aos 17 minutos, após cruzamento de Bruno, Rafael Sobis cabeceou, mas mandou a bola para longe do gol.
Logo depois da parada técnica, o Fluminense criou mais uma chance para marcar. Rafael Sobis se desvencilhou da marcação e cruzou para a entrada de Fred, mas o artilheiro chegou atrasado. O Macaé não se perturbou e continuou tentando jogar de igual para igual com a equipe das Laranjeiras.
Aos 24 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Filipe Machado pega de primeira, Diego Cavalieri desviou e a bola bateu na trave, correu sobre a linha de gol, mas Diguinho conseguiu salvar. A jogada aérea era um tormento para a defesa tricolor. Aos 27 minutos, em novo cruzamento de Ernani, a zaga do Fluminense falhou e os atacantes do Macaé chegaram atrasados para a conclusão.
Com 30 jogados, o Fluminense abriu o marcador. Conca bateu falta, Gum escorou de cabeça e Fred, depois de deslocar o zagueiro Leandro Cardoso, tocou de cabeça no canto direito de Fernando. Foi o primeiro gol do artilheiro depois de seis meses de jejum. O gol animou o time comandado por Renato Gaúcho que passou a pressionar em busca do segundo. Aos 36, Conca, do lado direito, chutou no canto esquerdo, mas Fernando fez a defesa. Aos 42 minutos, Jean derrubou Waldir na meia-lua, mas o árbitro mandou o jogo seguir, para desespero dos jogadores do Macaé.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. E logo aos três minutos, Conca enfiou belo lançamento para Rafael Sobis, mas o goleiro Fernando dividiu a jogada e aliviou o perigo. O atacante tricolor ficou com as marcas da chuteira de Fernando nas suas costas.
Aos oito minutos. Ernani arrancou em velocidade e foi derrubado por Jean na entrada da grande área. Filipe Machado bateu rasteiro e a defesa tricolor aliviou o perigo. Logo depois, Waldir dominou a bola na grande área e, mesmo muito marcado,conseguiu a finalização, mas a bola saiu.
As duas equipes atuavam de forma aberta, buscando o gol. Aos 12 minutos, Bruno investiu pela direita e cruzou para Sobis, mas o atacante foi bloqueado pela zaga.
A torcida do Fluminense começou a pedir a entrada do atacante Walter, autor de três gols em duas partidas, mas o técnico Renato Gaúcho optou por Chiquinho que entrou no lugar do lateral-esquerdo Carlinhos.
O Macaé criou uma boa oportunidade aos 18 minutos. Leozinho foi derrubado por Valencia na entrada da área e Ernani fez a cobrança no ângulo, mas Diego Cavalieri conseguiu espalmar para escanteio. O lance acordou o Tricolor e, aos 24 minutos, Fred tabelou com Conca e bateu de esquerda, mas a bola se chocou com o travessão. Fred e Conca apareceram novamente juntos na área do Macaé, aos 27 minutos, mas o chute do atacante foi desviado pela zaga. Aos 30 minutos, a torcida do Fluminense vibrou muito, quando o técnico Renato Gaúcho chamou Walter para entrar no lugar de Rafael Sóbis.
Walter não teve muitas chances, mas quem apareceu bem, aos 39 minutos, foi o argentino Conca que arrancou desde a intermediária e bateu, com grande perigo, para o gol defendido por Fernando. Renato ainda trocou Fred por Wagner no final do jogo, para que o artilheiro recebesse os aplausos da sua torcida.