O Fluminense assumiu a liderança isolada do Grupo B da Taça Guanabara com 15 pontos ganhos ao derrotar o Duque de Caxias por 3 a 1 em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Engenhão. O atacante Fred fez os gols da vitória tricolor e tornou-se artilheiro isolado da competição com oito gols. O Duque de Caxias segue com quatro pontos e agora ocupa a sexta posição.
A vitória premiou o empenho do time dirigido por Muricy Ramalho que encontrou muitas dificuldades para conseguir vencer a partida. Para isso contou com uma boa atuação da dupla Conca e Fred. O argentino iniciou sua primeira partida como titular depois da cirurgia no joelho e mostrou que já está entrando em forma enquanto Fred mostrou oportunismo e decidiu a partida com três gols. O atacante Araújo fez a sua estreia e deixou boa impressão.
Na próxima rodada o Fluminense enfrentará o Botafogo no Engenhão enquanto o Duque de Caxias receberá o Olaria no Marrentão.
O Fluminense começou a partida marcando a saída de bola do Duque de Caxias, impedindo que o time da Baixada Fluminense conseguisse armar as jogadas. Só que o esquema não proporcionou lances de perigo porque a defesa do Caxias se portava muito bem e cortava todas as investidas tricolores. E o primeiro momento de perigo foi criado aos 12 minutos pelo Duque de Caxias.
Somália foi lançado pela direita e cruzou para a entrada de Geovani Maranhão que desviou e obrigou o goleiro Diego Cavalieri e a fazer sua primeira defesa difícil.
A parada técnica serviu para o técnico Muricy Ramalho dar uma bronca nos seus jogadores e exigir mais movimentação dos homens do meio-campo que não conseguiam se livrar da vigilância do Duque de Caxias.
Os tricolores voltaram tocando a bola de forma mais rápida e aos 22 minutos, Conca que começou em ritmo lento ainda sentindo a falta de ritmo fez um lançamento perfeito para Carlinhos que evitou o marcador com um chapéu e bateu cruzado. O goleiro Fernando defendeu parcialmente, a bola tocou na trave e saiu. Logo depois foi a vez de Araújo receber na entrada da área e bater colocado mas a bola tocou no travessão e saiu.
A pressão do Fluminense aumentou e aos 31 minutos, Souza driblou Fábio Braz pelo lado direito e cruzou para Fred mas o goleiro Fernando saiu com precisão e fez a defesa.
Aos 35 minutos, o Duque de Caxias mostrou que estava vivo na partida com um chute cruzado de Geovani Maranhão que obrigou o goleiro Diego Cavalieri a se esticar todo para espalmar a bola e evitar o gol. No lance seguinte foi a vez de Araújo ser lançado em profundidade pela esquerda, o goleiro Fernando saiu do gol, foi batido pelo atacante mas o zaga aliviou o perigo.
Aos 44 minutos, o Fluminense perdeu uma boa chance para abrir o marcador quando Araújo ficou com a bola depois da saída em falso de Fernando mas furou quando tinha tudo para colocar a bola nas redes.
O segundo tempo começou com o Fluminense tentando atacar mas encontrando o adversário bem postado e foi o Duque de Caxias que criou o primeiro lance de perigo aos dois minutos com um chute violento de Jougle que passou bem da trave direita defendida por Diego Cavalieri. Aos quatro minutos, foi a vez de Lenilson receber na área de Maranhão e bater forte para boa defesa do goleiro tricolor.
O Tricolor das Laranjeiras só chegou na área do Duque de Caxias aos seis minutos em cobrança de falta de Souza que não levou perigo. Aos oito minutos, o Fluminense marcou. Araújo recebeu a bola na esquerda e cruzou sob medida para Fred pegar de primeira sem qualquer chance de defesa para Fernando.
O Duque de Caxias empatou a partida aos 12 minutos em jogada ensaiada. Juninho cobrou falta, Marlon, livre, cabeceou por cima de Diego Cavalieri que estava mal colocado. O lance irritou Muricy Ramalho que deu uma bronca no goleiro.
O jogo ficou mais franco e o Fluminense teve a chance de desempatar aos 16 minutos quando Conca descobriu Fred na área e o artilheiro chutou por cima. Aos 22 minutos, Souza cobrou falta na entrada da área e Fernando praticou ótima defesa, No lance seguinte, Mariano recebeu de Conca e rolou para Fred que desperdiçou a chance, chutando por cima. Logo depois, Fred tentou de voleio e errou novamente.
O Tricolor seguiu pressionando e aos 27 minutos, Conca driblou Marlon e bateu de pe direito mas Fernando defendeu de forma espetacular. De tanto pressionar, o Fluminense desempatou aos 28 minutos quando Conca deu um passe preciso para Fred invadir pelo meio da área e fuzilar, sem chances de defesa para Fernando.
O Duque de Caxias perdeu a força e o Fluminense desperdiçou chances para ampliar com Willians e Souza mas aos 44 minutos, Fred recebeu na entrada da área, driblou o zagueiro Marlon para bater de esquerda para marcar o terceiro gol e definir o placar da partida.