O australiano Mark Webber foi o único piloto a andar abaixo de 1min14s na manhã deste sábado e garantiu a pole position do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, com o tempo de 1min13s826. Foi a sexta pole da Red Bull em seis etapas disputadas nesta temporada. A segunda colocação ficou com o polonês Robert Kubica, da Renault, que surpreendeu ao marcar 1min14s120.
O resultado deste sábado empata a briga entre Webber e o alemão Sebastian Vettel dentro da Red Bull. Agora, cada um três pole positions na temporada. O australiano conquistou a primeira colocação na Malásia, na Espanha e em Mônaco. O alemão saiu na pole no Bahrein, na Austrália e na China.
A terceira colocação do grid em Mônaco foi para Vettel, que marcou 1min14s227, logo à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que ficou com a quarta posição do grid, ao completar sua volta em 1min14s283.
Outro brasileiro no Q3, Rubens Barrichello, da Williams, larga na nona colocação após fazer1min14s901, no treino classificatório deste sábado.
Líder do campeonato e atual campeão do mundo, o inglês Jenson Button, da McLaren, não esteve em suas melhores manhãs. Com a marca de 1min14s637, larga na oitava colocação, sendo superado por seu companheiro de equipe e compatriota, Lewis Hamilton, dono da quinta colocação do grid.
Os alemães da Mercedes conseguiram posições intermediárias no treino classificatório. Nico Rosberg voltou a superar seu companheiro de equipe, Michael Schumacher, e ficou com a sexta posição, deixando o veterano em sétimo.