O finlandês Kimi Raikkonen manteve a briga pelo título da temporada 2005 de Fórmula 1 acesa. Neste domingo, ele venceu o GP de Istambul, na Turquia, e diminuiu a distância para o espanhol Fernando Alonso na classificação do Mundial. Esta é a quinta vitória do finlandês este ano, mas a Fortuna provou que gosta muito de Alonso.
Ao contrário da etapa da Hungria, quando Raikkonen venceu e ainda foi favorecido porque o espanhol ficou fora da zona de pontuação, hoje Alonso mostrou que tem sorte e talento e conseguiu chegar em segundo lugar, seguido por Juan Pablo Montoya.
O colombiano, por sua vez, era o vice-líder até uma volta e meia antes do final, mas acabou tendo problemas quando ultrapassava o português Tiago Monteiro, que já tomava duas voltas de diferença para o líderes.
O carro da Jordan tocou na McLaren. Montoya rodou, pegou sujeira na pista, mas manteve a colocação. Pouco depois, contudo, saiu do traçado e acabou perdendo a posição para o espanhol, que agora tem 24 pontos de vantagem para Raikkonen.
Em mais uma participação tendo a recuperação como tônica, o brasileiro Rubens Barrichello esteve muito próximo de conseguir pontuar para a Ferrari. Largando em 11º, ele chegou a ocupar a sexta colocação, mas terminou em 10º. Já o alemão Michael Schumacher teve mais um domingo para apagar da memória.
O heptacampeão, que tem sido coadjuvante nesta temporada, bateu, foi para os boxes como quem não volta mais, mas acabou retornando à pista, apenas para não ser o primeiro a entrar na classificação da próxima etapa. Depois de algum tempo parado, voltou ao circuito turco para conseguir completar mais voltas, mas mesmo assim deu adeus ao GP antes de seu final.
Felipe Massa foi outro que não teve sorte. Depois de enfrentar problemas na largada e ser obrigado a parar nos boxes para trocar o bico, ele tentava se recuperar e tinha chances de pontuação na etapa. Contudo, o motor de sua Sauber não agüentou e ele precisou abandonar a corrida antes do final.
Mais problemas ainda teve a Williams, com dois carros entre os top 10 do grid, não conseguiu que nenhum terminasse a prova. Nick Heidfeld e Mark Webber tiveram problemas nos pneus de seus carros e deixaram a pista antes do final da corrida em mais um episódio de frustração para sua torcida.
A prova de estréia do GP de Istambul da Fórmula 1 foi marcada por aquilo que é uma das principais reclamações dos fãs da categoria: ultrapassagens. O novo circuito, muito elogiado pelos pilotos, proporcionou algumas brigas por posições que acrescentaram emoção, reforçada pelos problemas enfrentados pelos pilotos durante a competição.
Mas apesar dos elogios ao traçado, muita gente andou fora da pista passando pela grama, zebra ou terra repetidas vezes. A Fórmula 1 volta a entrar em ação dia 4 de setembro no GP da Itália, disputado no circuito de Monza.