O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, desbancou o espanhol Fernando Alonso, da Renault, líder da temporada, no primeiro treino classificatório para o Grande Prêmio de San Marino, quarta etapa da temporada 2005 do Mundial de Fórmula 1.
Raikkonen foi o mais rápido com o tempo 1min19s886, enquanto Alonso, pole position nas duas provas anteriores deste ano, cravou 1min19s889.
O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, foi o terceiro classificado, enquanto seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello ficou apenas 11º posto.
Os tempos da sessão deste sábado serão somados aos do segundo treino classificatório, que será realizado neste domingo, às 5h (de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Terra Esportes. A largada da prova será às 9h, também com cobertura completa volta a volta.
Alonso lidera o Mundial de Pilotos com 26 pontos, dez a mais do que o italiano Jarno Trulli, da Toyota, o vice-líder. Barrichello, com oito pontos, é o sexto, enquanto Schumacher ocupa apenas o 14º posto na classificação, com apenas dois pontos.