Lewis Hamilton voltou a vencer a briga com Fernando Alonso. Neste domingo, o britânico mostrou competência para segurar o companheiro da McLaren nos momentos em que era mais lento e ganhou o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em sua segunda vitória consecutiva na temporada 2007.
Ainda por cima, Hamilton abre mais dois pontos no Mundial de Pilotos em relação a Alonso, que ficou em segundo lugar em Indianápolis. O inglês chega a 58 pontos, contra 48 do bicampeão da Fórmula 1.
Felipe Massa teve muito trabalho para cruzar em terceiro lugar. Nas voltas finais, ele sofreu constantes ataques do companheiro de Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, que chegou em quarto. O brasileiro fica com 39 pontos na classificação, mais longe do líder Hamilton.
A partir de agora, os pilotos terão duas semanas para trabalhar e buscar evolução em seus carros. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece somente dia 1º de julho, na França, em Magny-Cours.
A Corrida
Na largada, Lewis Hamilton novamente mostrou uma habilidade acima da média. O britânico manteve a primeira colocação apesar da pressão do companheiro de McLaren, Fernando Alonso, que sustentou a segunda posição. Felipe Massa seguiu em terceiro.
Já Rubens Barrichelo não sentiu o sabor de completar a primeira volta nos Estados Unidos. Na largada, o brasileiro se envolveu em um acidente com Ralf Schumacher e abandonou a corrida ao lado do alemão e também do escocês David Coulthard.
A partir daí, a McLaren mostrou superioridade na pista, Hamilton e Alonso apresentavam desempenho parecido, cerca de três décimos acima de Massa. A partir da 19ª volta, os carros iniciaram a primeira parada, mas não houve grandes mudanças no posicionamento.
Na volta dos boxes, Alonso ficou com um ritmo superior a Hamilton. Após a aproximação, o espanhol tentou na 37ª volta a ultrapassagem, mas teve a porta fechada. A partir daí, o líder da prova recuperou rendimento e fugiu um pouco do companheiro de McLaren.
Em terceiro lugar, Felipe Massa também não se deu bem após a parada. Mais rápido, Kimi Raikkonen começou a tirar a diferença em relação ao brasileiro. Nem mesmo a segunda parada freou a aproximação do finlandês.
A partir da volta 57, Raikkonen encostou de vez e começou os ataques. Mesmo assim, Massa continuou sóbrio e sustentou a terceira colocação. Enquanto isso, Hamilton manteve uma margem confortável em relação a Alonso e cruzou na primeira colocação em Indianápolis.
Confira a classificação completa da prova:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 73 voltas
2. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Mercedes) – a 1s550
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 12s880
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 15s440
5. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – a 41s440
6. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 1min06s770
7. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 1min07s330
8. Sebastian Vettel (ALE/BMW Sauber) – a 1min07s770
9. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – a 1 volta
10. Alexander Wurz (AUT/Williams-Toyota) – a 1 volta
11. Anthony Davidson (ING/Super Aguri-Honda) – a 1 volta
12. Jenson Button (ING/Honda) – a 1 volta
13. Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Ferrari) – a 2 voltas
14. Adrian Sutil (ALE/Spyker) – a 2 voltas
15. Christijan Albers (HOL/Spyker) – a 3 voltas
Não completaram
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Ferrari) – volta 70
17. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) – volta 69
18. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – volta 55
19. Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda) – volta 14
20. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – volta 1
21. David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) – volta 1
22. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – volta 0.