O vencedor do primeiro Grande Prêmio da Coreia do Sul é Fernando Alonso. O espanhol da Ferrari se aproveitou do abandono da dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, para conquistar a etapa de Yeongam e surpreendentemente pular para a dianteira do campeonato. Lewis Hamilton (McLaren) e Felipe Massa (Ferrari) completaram o pódio deste domingo.
A prova foi muito conturbada e teve duração de quase três horas, já que, por conta da chuva, a largada definitiva ocorreu 55 minutos depois do horário marcado – adiada inicialmente em 10 minutos, a corrida teve quatro voltas com o safety car na pista e foi interrompida com bandeira vermelha até que se confirmasse uma nova largada para as 17h05 (de Brasília).
Restando duas etapas para o final da temporada (Brasil e Abu Dhabi), a ordem da classificação fica assim: Alonso (231), Webber (220), Hamilton (210) e Vettel (206). O atual campeão mundial Jenson Button, que cruzou a linha de chegada com sua McLaren em 12º, permanece na quinta colocação com os mesmos 189 pontos e praticamente dá adeus à disputa pelo título.
Esta foi a quinta vitória de Alonso no ano, a terceira nos últimos quatro GPS – venceu também na Itália e em Cingapura. Destaque também para a recuperação de Massa, que não pontuava há duas etapas e não subia ao pódio desde a corrida em Monza, quando também foi terceiro.
Chuva, abandonos e surpresa
A mesmice durou cerca de 40 minutos. A maioria dos pilotos, via rádio, dizia que a falta de visibilidade oferecia muito perigo. Hamilton, ao contrário, dizia que as condições permitiriam até mesmo usar pneus intermediários. Completadas 17 voltas, o safety car deixou a pista para bandeira verde, e os pilotos largaram em movimento na reta dos boxes.
Hamilton, que pressionava pelo recomeço da corrida, perdeu a quarta posição para Nico Rosberg ainda na freada antes da primeira curva, mas foi beneficiado na 19ª volta, quando Webber perdeu o controle do carro ao cruzar uma zebra escorregadia, bateu no muro do outro lado da pista e tirou da corrida também a Mercedes de Rosberg, que não pôde desviar do australiano.
A nova entrada do safety car clareou as posições: Vettel, Alonso e Hamilton e Massa. Cravando seguidas voltas mais rápidas, o alemão da Red Bull passou a abrir uma vantagem confortável sobre o espanhol da Ferrari, que por sua vez não era ameaçado pela McLaren de Hamilton. Na volta de número 35, no entanto, o inglês passou reto na curva e foi ultrapassado por Alonso.
Tudo ocorria perfeitamente para Vettel até que, restando apenas 11 voltas, ele perdeu o motor do carro e deixou a Red Bull sem representantes na pista. Melhor para Alonso, que vinha logo atrás na curva e cruzou a linha de chegada na dianteira, comemorando muito. Hamilton chegou em segundo lugar, 14s9 atrás, com Massa em terceiro.
Classificação final do GP da Coreia:
1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 2h48min20s810
2º Lewis Hamilton (ING/McLaren): a 14s999
3º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 30s868
4º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 39s688
5º Robert Kubica (POL/Renault): a 47s734
6º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 53s571
7º Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 1min09s257
8º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 1min17s889
9º Nick Heidfeld (ALE/Sauber): a 1min20s107
10º Nico Hulkenberg (ALE/Williams): a 1min20s851
11º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 1min24s146
12º Jenson Button (ING/McLaren): a 1min29s939
13º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): a 1 volta
14º Bruno Senna (BRA/Hispania): a 2 voltas
15º Sakon Yamamoto (JAP/Hispania): a 2 voltas
Não completaram:
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Vitaly Petrov (RUS/Renault)
Timo Glock (ALE/Virgin)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)