A comemoração dos 70 anos da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) no próximo dia 26 de maio reunirá a cúpula do futebol brasileiro. O presidente da entidade Carlos Orione voltou a garantir a vinda do novo mandatário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, a Cuiabá para a festividade, que marca sete décadas da federação que antes era responsável por outras modalidades esportivas como voleibol, basquete, extinto futebol de salão entre outros esporte – antes era Federação Mato-grossense de Desportos (extinta FMD).
No último fim de semana, Orione esteve em Vitória, capital do Espírito Santo, participando de um seminário sobre a Copa do Mundo de 2014 em território brasileiro. Na oportunidade, o dirigente aproveitou para reforçar o convite a José Maria Marin para participar do aniversário da FMF. "Ele (Marin) estará conosco no dia 26 de maio", reafirmou.
Tido como um articulista política nos bastidores da CBF e um dos presidentes com mais tempo a frente de uma federação com mais de 30 anos, Carlos Orione trará a Cuiabá presidentes de outras entidades futebolísticas. De início, a proposta é de convidar dez dirigentes federacionistas, em especial ao da região Centro-Oeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, que só veio a se desligar da FMF com a divisão do Estado no final da década de 70.
"Queremos realizar uma grande festa no dia 26 de maio com a presença do presidente José Maria Marin. Mas iremos trazer outros presidentes de federações. A prioridade são os da região Centro-Oeste e os principais presidentes do futebol brasileiro", disse Orione, ressaltando que o presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, já foi convidado.
Com a renúncia de Ricardo Teixeira do comando do futebol brasileiro, Del Nero passou a ser o presidente do Comitê Organizador Local (COL), órgão criado pelo governo brasileiro para tratar da organização da Copa do Mundo de 2014.
A festa de comemoração dos 70 anos de existência da FMF pode também se transformar em uma camuflada reunião política do futebol nacional, pois a intenção de Carlos Orione entre os dez presidentes de federações a serem convidados ao aniversário, é trazer também dirigentes que fazem oposição a José Maria Marin. Na lista de possíveis convidados estão Ednaldo Ribeiro,da Bahia; Paulo Schettino,de Minas Gerais e Rubens Lopes, do Rio de Janeiro. Todos eles defendem realização de nova eleição à escolha do novo presidente da CBF.
"É importante ter o pessoal do eixo Rio-São Paulo aqui conosco. São meus amigos e que fazem parte da história da nossa federação", ressaltou Carlos Orione.