Mesmo sem fazer uma grande partida o Fluminense derrotou o Friburguense, de virada, por 5 a 2 na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Thiago Neves, Gabriel, Washington, Thiago Silva e Conca marcaram os gols do Tricolor, que assumiu a liderança do grupo A com seis pontos. Léo Andrade e Éverton marcaram para os visitantes, que permaneceram com três pontos no grupo B.
As duas equipes ainda se estudavam em campo, quando o Friburguense conseguiu abrir o marcador aos dez minutos. Éverton cruzou da direita, Alex desviou, a zaga tricolor falhou e Léo Andrade cabeceou para vencer o goleiro Fernando Henrique. Cinco minutos depois o goleiro do Fluminense ainda salvou sua equipe ao defender uma cobrança de falta de Carlos Alberto.
A torcida do Fluminense já vaiava a sua equipe, quando saiu o primeiro chute a gol do time. Mesmo assim sem grande perigo, pois Gabriel arriscou e a bola desviou na zaga antes de sair.
O lance deixava evidente a dificuldade que o time das Laranjeiras encontrava para penetrar na defesa adversária. Tanto que o Fluminense só assustava em jogadas de bola parada, como aos 27, quando Washington cobrou falta para fora.
Na primeira boa jogada de ataque do Fluminense, aos 30 minutos, Dodô recebeu de Conca e chutou para boa defesa de Adriano. Dez minutos depois, o goleiro do Friburguense voltou a salvar sua equipe num chute de Dodô, só que dessa vez ele teve que espalmar e a bola ainda bateu na trave antes de sair.
No último lance do primeiro tempo, o Fluminense conseguiu chegar ao empate. Conca tocou para Washington na área, que ajeitou para Thiago Neves. O meia bateu no canto esquerdo de Adriano e levou o Tricolor mais tranqüilo para o intervalo.
Porém o início do segundo tempo foi igual à primeira etapa e o Friburguense voltou a ficar em vantagem no placar logo aos dois minutos. Éverton fez boa jogada individual, penetrou no meio da defesa do Tricolor e chutou de fora da área para fazer 2 a 1.
Mais uma vez a torcida se irritou e passou a vaiar o Fluminense. A ira dos torcedores aumentou aos 15 minutos, quando o técnico Renato Gaúcho tirou o artilheiro Dodô de campo, colocando Cícero. O Tricolor não conseguia criar jogadas ofensivas, enquanto o Friburguense se fechava na defesa, dificultando a vida dos atacantes adversários. O volante Ygor era um dos mais perseguidos pela vaia das arquibancadas.
Sem poder ofensivo, o Fluminense só assustava nas jogadas de bola parada, como aos 25 minutos, quando Thiago Neves cobrou falta e Adriano espalmou. Dois minutos depois o Friburguense perdeu um homem expulso. Éverton, que já tinha cartão amarelo, recebeu o vermelho por jogada violenta.
A vantagem numérica animou o Fluminense, que chegou ao empate aos 30 minutos. Gabriel recebeu na ponta direita, cortou para o meio e soltou a bomba de perna esquerda, sem chances para Adriano, que viu a bola entrar no ângulo direito.
Três minutos depois, veio a virada tricolor. Júnior César cruzou da esquerda, o goleiro falhou e Washington completou para as redes, marcando seu oitavo gol no torneio e se isolando na artilharia do Estadual.
O Friburguense sentiu o golpe e levou mais um gol aos 39 minutos. Thiago Silva arriscou de fora da área e acertou o ângulo esquerdo de Adriano, que falhou novamente. Aos 47 minutos, Conca avançou pelo meio, ninguém marcou e o meia chutou forte para fazer o quinto gol tricolor e definir o marcador.
As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira. O Fluminense recebe o Resende, no Maracanã, às 21h45 (de Brasília). Mais cedo, às 15h30, o Friburguense encara o Volta Redonda em Nova Friburgo.