Mesmo sem realizar uma grande atuação, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite deste sábado, no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Vitória por 2 a 1 e subiu para a segunda colocação com nove pontos ganhos. O Vitória, que ainda não venceu na competição, soma apenas um ponto ganho e ocupa a 17ª posição, na zona de rebaixamento.
O resultado premiou a maior eficiência do Tricolor das Laranjeiras que, apesar de não mostrar um bom futebol, foi sempre superior ao time baiano. O Vitória só melhorou a partir da metade do segundo tempo quando Neilton entrou e deu muito trabalho aos zagueiros tricolores. Richarlison e Henrique Dourado marcaram para a equipe dirigida por Abel Braga, enquanto Kieza descontou para o Vitória.
O jogo – Com uma equipe muito modificada em relação ao último jogo, o Fluminense começou a partida tentando impor seu ritmo. Aos seis minutos, na primeira investida perigosa, Gustavo Scarpa recebeu na direita, derivou para o meio e bateu, mas a bola passou longe do gol defendido por Fernando Miguel. O Vitória se mostrava muito cauteloso, tocando a bola e procurando espaços na defesa tricolor.
Com o passar do tempo, a produção do Tricolor das Laranjeiras foi piorando e o Vitória ganhando mais coragem para tentar jogadas ofensivas. Aos 13 minutos, Leandro Salino levantou a bola na área, mas Kieza e Paulinho chegaram atrasados. O rebote ficou com Uillian Correia e tentou acertar o gol, mas mandou longe.
Aos 29 minutos, o Fluminense criou a primeira grande oportunidade. Léo lançou Henrique Dourado que investiu pela esquerda e cruzou para Gustavo Scarpa. O meia mandou a bomba e a bola tocou no travessão antes de sair. O Tricolor das Laranjeiras marcou o primeiro gol aos 33 minutos. Scarpa desarmou Thallyson e tocou para Richarlison que chutou rasteiro para colocar a bola nas redes de Fernando Miguel.
O time da casa continuou melhor e, aos 39 minutos, após cruzamento na área, Henrique Dourado e Thallyson dividiram e o atacante tricolor reclamou de toque do adversário, mas o árbitro considerou que a jogada foi legal e nada marcou. Mesmo em desvantagem, o Vitória não conseguiu criar uma jogada sequer para ameaçar o gol do Fluminense e o time dirigido por Abel Braga apenas administrou a vantagem até o final do primeiro tempo.
O Vitória voltou para o segundo tempo com uma formação mais ofensiva, com o meia Gabriel Xavier no lugar do lateral Leandro Salino. Antes que a mudança efetuada por Petkovic desse resultado, o Fluminense marcou o segundo gol, aos quatro minutos. Patrick perdeu a bola para Richarlison que cruzou para a área. O zagueiro Alan Costa falhou ao tentar rebater e a bola sobrou para Henrique Dourado que bateu para marcar. A equipe carioca continuava melhor e, aos 11 minutos, Wendel bateu falta, a bola desviou na barreira e o goleiro Fernando Miguel espalmou para escanteio.
O Vitória só começou a subir de produção depois que o atacante Neilton, ex-Botafogo, entrou no lugar de Paulinho. O atacante partiu para jogadas individuais e , aos 20 minutos, ajudou o time baiano a reduzir a vantagem tricolor. Neilton driblou Orejuela e fez ótimo passe para Kieza que invadiu a área e tocou entre as pernas do goleiro Júlio César. Foi o primeiro gol marcado pelo Vitória no Campeonato Brasileiro.
Aos 26 minutos, Neilton voltou a aparecer bem. Ele se livrou da marcação e chutou forte, mas a bola saiu. O rubro-negro de Salvador seguia pressionando em busca da igualdade. Aos 28 minutos, Neilton viu bem a penetração de Gabriel Xavier que chutou forte para boa defesa de Júlio César.
Dois minutos, o Fluminense criou uma chance de marcar o terceiro gol e liquidar a fatura. Scarpa recebeu de Henrique Dourado e tocou para Richarlison que deixou a bola passar para Wendel que chutou forte. Fernando Miguel fez defesa parcial e Richarlison completou, mas o goleiro tirou com o pé, salvando a sua equipe.
O jovem atacante Matheus Alessandro entrou no lugar do improvisado volante Renato, numa tentativa de Abel Braga de aumentar a força ofensiva da sua equipe. O Fluminense voltou a buscar o terceiro gol e ,aos 37 minutos, após boa troca de passes, Wendel tentou encobrir Fernando Miguel, mas errou o alvo.
Nos acréscimos, o time carioca ainda desperdiçou duas oportunidades. Marcos Junior chutou para fora depois de receber ótimo passe de Matheus Alessandro, aos 46 e dois minutos depois foi a vez de Henrique Dourado que chutou em cima de Fernando Miguel depois de receber dentro da área.