O Fluminense derrotou a LDU do Equador por 1 a 0 na noite desta quinta-feira no Maracanã e garantiu a primeira colocação do Grupo 8 da Taça Libertadores da América com 13 pontos ganhos. Cícero marcou o único gol da partida aos 30 minutos do primeiro tempo. O fato de ter ficado em primeiro lugar vai permitir ao Tricolor das Laranjeiras jogar a segunda partida sempre em casa na próxima fase da competição sul-americana. O LDU que também já estava classificado ficou em segundo lugar com 10 pontos. Arsenal e Libertad foram eliminados.
A vitória tricolor poderia ter sido mais folgada caso a equipe dirigida por Renato Gaúcho não tivesse desperdiçado boas oportunidades para marcar. Já o time equatoriano que atuou bastante desfalcado, poupando vários titulares, mostrou apenas espírito de luta corrrendo o tempo inteiro mas sem grande brilho, pouco incomodando a defesa do clube carioca. No próximo final de semana, o Fluminense volta a concentrar sua atuação no Campeonato Estadual já que decide a Taça Rio com o Botafogo, domingo, no Maracanã.
O Fluminense começou a partida pressionando a defesa da LDU com a clara intenção de logo marcar o primeiro gol. Nos dois primeiros minutos, Cícero e Thiago Silva obrigaram o goleiro Viteri a boas defesas. E aos três minutos foi a vez de Dario Conca cabecear na trave depois de boa jogada de Tartá pela esquerda. Jogando com uma equipe bastante desfalcada, a LDU tinha dificuldades para criar lances de perigo para o gol de Fernando Henrique. Só aos 10 minutos é que os equatorianos chegaram com perigo na área tricolor mas o goleiro brasileiro defendeu com segurança.
O Fluminense seguiu no ataque enquanto a equipe visitante se preocupava apenas em se defender com uma forte marcação no meio campo para dificultar as manobras tricolores. Aos 16 minutos, Conca descobriu Cícero livre na área mas o goleiro Viteri saiu nos pés do atacante e evitou a conclusão. Quando a torcida do Fluminense já começava a dar sinais de impaciência,o time das Laranjeiras marcou o primeiro gol. Júnior César foi ao fundo e cruzou para Cícero ganhar dos zagueiros e cabecear sem chances para o goleiro equatoriano.
A vantagem animou o Fluminense que apertou o ritmo para buscar o segundo gol.Conca fez boa tabela com David e chutou por cima da trave. Aos 37, David deu um passe magnífico para Júnior César mas o lateral chutou em cima do goleiro quando tinha tudo para ampliar a vantagem. Na última jogada perigosa do primeiro tempo,aos 44 minutos, Araujo arriscou de fora da área e Fernando Henrique espalmou para escanteio.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Fluminense manteve a pressão sobre a defesa equatoriana, principalmente através do meia argentino Conca que dava velocidade às jogadas de ataque com seus passes precisos. Aos cinco minutos, David recuou para Tartá que chutou com violência para boa defesa de Viteri. Logo depois Conca lançou Cícero mas o assistente marcou impedimento. Aos 15 minutos, Tartá teve outra chance para marcar mas chutou fraco nas mãos do goleiro equatoriano. Aos 20 foi a vez de Conca bater falta no bico direito da grande área e o goleiro Viteri espalmar para escanteio. E foi o goleiro da LDU que impediu a ampliação do marcador como aconteceu aos 30 minutos. Cícero arriscou de fora da área e Viteri fez linda defesa.
Aos 34 minutos, até o criticado volante Igor apareceu cpom destaque. Ele fez uma belíssima jogada individual se livrando de dois marcadores e chutando rasteiro para outra grande defesa de Viteri. Nos minutos finais, Renato Gaúcho reforçou a marcação do meio campo e segurou o resultado da partida.