– Em um clássico bastante movimentado, o Fluminense assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Flamengo por 1 a 0, neste domingo à tarde, no Maracanã. Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras chegou aos 19 pontos. Já o Rubro-Negro permanece com oito e já convivendo com a ameaça de rebaixamento. Tuta fez o único gol da partida. Na próxima quarta-feira, o Fluminense enfrenta o São Paulo, no Morumbi, enquanto o Flamengo encara o Palmeiras, no Maracanã.
O Fla-Flu começou com as duas equipes buscando o ataque desde o apito inicial do árbitro. E o primeiro a trabalhar foi o goleiro tricolor Fernando Henrique, que defendeu com os pés um chute do lateral Juan. Um pouco melhor em campo, o Rubro-Negro voltou a assustar aos sete, quando Goeber fez boa jogada individual e rolou para Diego Silva chutar para fora.
O Fluminense, no entanto, foi mortal na primeira vez em que chegou. Aos oito, Petkovic cobrou falta para a área e Tuta surgiu no meio da defesa adversária para desviar de cabeça e abrir o marcador no Maracanã.
Em vantagem, o Tricolor passou a se fechar na defesa, tentando explorar os contra-ataques, quase sempre pelo lado esquerdo. Com o adversário bem posicionado, o Flamengo encontrava dificuldades para atacar.
Só depois dos 30 minutos o time da Gávea conseguiu ter uma boa oportunidade, mas Walter Minhoca não aproveitou o erro de Rogério ao tentar sair jogando, e chutou em cima do goleiro tricolor. Aos 32, o goleiro do Tricolor apareceu novamente e defendeu, com dificuldades, um arremate de Léo Medeiros. Destaque da etapa inicial, Fernando Henrique ainda evitou um gol de falta de Renato, aos 37 minutos.
Acuado, o Fluminense só voltou ao ataque aos 41, quando Romeu arriscou de fora da área e a bola saiu rente à trave direita de Diego. Aos 45, o Flamengo chegou a balançar a rede em cabeçada de Renato, mas o gol foi anulado depois que o assistente Válter José dos Reis assinalou que a bola fez a curva por fora do campo na cobrança de escanteio.
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo seguiu em busca do empate. Aos cinco, Diego Silva foi lançado em boas condições por Walter Minhoca, mas demorou demais e permitiu a recuperação de Thiago Silva, que apareceu para salvar o Fluminense.
Vendo seu time perder espaço, o técnico Oswaldo de Oliveira trocou Petkovic, que reclamou de dores no tornozelo, pelo jovem Juliano. Pelo lado do Flamengo, Ney Franco resolveu dar uma oportunidade ao uruguaio Peralta.
Aos 19, o atacante Tuta cometeu falta dura em Léo Medeiros e, como já tinha amarelo, acabou expulso de campo. Dois minutos depois, Renato dominou livre na área tricolor, mas demorou a finalizar e, quando o fez, mandou a bola por cima do gol.
Com um a mais em campo, o Flamengo adotou uma postura ainda mais ofensiva, enquanto o Fluminense procurava surpreender na velocidade de Juliano e Lenny. Este último ainda deu luugar a Cláudio Pitbull no final da partida e o Tricolor conseguiu segurar a vitória que lhe colocou na ponta da tabela.