Mesmo sofrendo críticas da torcida ao longo da partida pelo fraco futebol apresentado, o Fluminense conseguiu vencer o Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 a 0, no Maracanã, nesta terça-feira, e é o primeiro time classificado às quartas-de-final da Copa Libertadores.
O time carioca aguarda agora o vencedor do duelo entre São Paulo e Nacional, do Uruguai, que se enfrentam nesta quarta. O primeiro jogo entre as duas equipes terminou empatado por 0 a 0.
O zagueiro Roger foi o autor do gol da vitória da equipe tricolor. Ele foi homenageado antes da partida por completar 100 jogos com a camisa do Fluminense. O jogo foi especial também para o atacante Dodô, que voltou a atuar após cerca de dois meses longe dos gramados, devido a uma lesão na face.
Precisando de dois gols para conseguir a classificação, o Atlético Nacional partiu para cima, mesmo jogando fora de casa. Aos 12min, Arrué ficou com a sobra perto da área e bateu rasteiro. Fernando Henrique fez fácil defesa.
O Fluminense respondeu dois minutos mais tarde. O meia Thiago Neves cobrou escanteio na segunda trave, Washington desviou de cabeça muito fraco e Barahona ficou com a defesa.
O time tricolor chegava apenas esporadicamente ao gol dos colombianos. Aos 21min, a equipe carioca saiu em rápido contra ataque. Washington finalizou da entrada da área e Barahona fez grande defesa, salvando o Atlético Nacional.
Com o Fluminense bastante apático na partida, a torcida passou a protestar e pedir raça aos jogadores. Os protestos incentivaram o Atlético Nacional. Aos 36min, Arrué chutou forte de fora e Fernando Henrique espalmou para o lado, salvando a equipe do Fluminense.
O time colombiano teve mais uma boa chance de abrir o placar antes do fim do primeiro tempo. Aos 43min, Júnior César bobeoua na proteção da jogada dentro da área e Arrué chegou por trás. Chute saiu fraco e Fernando Henrique afastou o perigo.
Mesmo não jogando seu melhor futebol, o Fluminense ficou em boa vantagem no confronto ao abrir o placar aos 7min do segundo tempo. Thiago Neves cobrou falta na pequena área, Roger apareceu sozinho e cabeceou para o fundo das redes.
O gol desanimou o Atlético Nacional, que precisava de dois gols para levar a partida para os pênaltis ou três tentos para garantir a classificação direta.
Os colombianos chegaram raramente ao gol de Fernando Henrique. Aos 25min, Arrué deixou a bola pingar e bateu forte de fora. O goleiro do Fluminense pulou e a bola passou perto da trave.
Outra oportunidade do Atlético Nacional aconteceu aos 28min. Muñoz bateu com força de fora da área e Fernando Henrique defendeu com os pés. Na sobra, Arrué bateu fraco e o goleiro fez a defesa.
Após este lance, o jogo caiu de rendimento e os colombianos não chegavam mais com tanto perigo à meta do Fluminense, que também não se preocupou muito em buscar o segundo gol.