– O Fluminense derrotou o Libertad, do Paraguai, por 2 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã e, pela primeira vez em sua história, conseguiu se classificar para a segunda fase da Taça Libertadores da América. Agora o Tricolor soma 10 pontos no Grupo 8 e está garantido na próxima etapa. O Libertad que perdeu todos os jogos que disputou continua sem somar pontos na competição e não tem mais chance de brigar por uma vaga.
A vitória da equipe dirigida por Renato Gaúcho foi justa porque, mesmo sem realizar uma exibição semelhante à apresentada diante do Arsenal da Argentina, o Tricolor das Laranjeiras jogou o suficiente para derrotar a combativa mas fraca equipe paraguaia. Agora o Fluminense vai se dedicar ao Campeonato Estadual e no próximo domingo, decidirá sua posição nas semifinais do segundo turno, enfrentando o Madureira no Maracanã. A partida no Maracanã começou sob uma nuvem de pó de arroz atirada pela torcida do Fluminense e com o time tricolor disposto a decidir o jogo logo nos primeiros minutos.
Logo aos quatro minutos, Thiago Silva arriscou da meia lua para segura defesa de González. O Tricolor tentava dar velocidade ao jogo através dos meias Thiago Neves e Conca mas o Libertad fazia uma marcação eficiente que impedia o Tricolor de desenvolver seu esquema como havia planejado.
Gabriel deu um grande susto na torcida ao sair jogando errado e permitir que o Libertad ameaçasse com um chute perigoso de Martinéz. O Fluminense tinha o domínio do jogo mas não conseguia criar grandes momentos de perigo para o goleiro paraguaio. Aos 24 minutos, Washington conseguiu vencer a marcação da defesa adversária e cabecear para o gol mas González fez uma defesa segura.
A pressão tricolor só se transformou em gol em lance de bola parada. Aos 29 minutos, Conca cobrou falta da intermediária, Cícero raspou de cabeça, a bola tocou no joelho de Sarabia e enganou o goleiro González. Aos 37 minutos, outro equívoco de Gabriel quase dá o empate ao Libertad. Cuevas cruzou da esquerda e o lateral tricolor rebateu nos pés de Martinez que chutou, mas Luiz Alberto salvou.
A resposta tricolor veio dois minutos depois quando Conca deu um passe perfeito para Washington dentro da área e o centroavante chutou para fora com grande perigo. O Tricolor continuou buscando o segundo gol,principalmente através do argentino Conca que freqüentemente colocava seus companheiros em boas condições. No último lance importante do primeiro tempo, o argentino lançou Júnior César que driblou seu marcador e cruzou rasteiro, o goleiro tocou levemente na bola e desviou de Cícero que entrava para marcar o segundo gol.
O Fluminense voltou mais aceso para o segundo tempo e logo aos cinco minutos marcou o segundo gol. E novamente em jogada de bola parada. Thiago Neves cobrou falta da direita, o zagueiro Thiago Silva se antecipou ao goleiro Gonzáles e meteu a csbeça na bola para colocá-la nas redes paraguaias.
Com o segundo gol, o Tricolor se soltou completamente em campo. E Cícero quase amplia aos 13 minutos ao cabecear no travessão uma bola cruzada por Dario Conca. O Libertad adiantou suas linhas numa tentativa de pressionar o Fluminense e chegar ao gol de Fernando Henrique mas a defesa tricolor, muito bem postada, impedia que qualquer tentativa da equipe visitante fosse bem sucedida. Aos 21 o goleiro paraguaio apareceu muito em chute de Washingtone e aos 25, González quase toma um frango em chute de Thiago Neves mas a bol que escapou das suas mãos bateu na trave e voltou para os seus braços.
Depois dos 25 minutos, o time paraguaio perdeu a agressividade que ainda lhe restava e passou a maior parte do tempo trocando passes como se estivesse satisfeito com o resultado.
Nos minutos finais da partida, o Fluminense preferiu tocar a bola sem se preocupar em ampliar a vantagem enquanto o Libertad aceitava passivamente mais uma derrota na Libertadores.