O Fluminense garantiu sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Marcelo, em partida disputada nesta quarta-feira, no Maracanã. Ao contrário do primeiro jogo no Mineirão, vencida pelo Flu por 3 a 2, cariocas e mineiros fizeram um confronto de poucas emoções. Agora o Fluminense vai enfrentar o vencedor de Vasco e Volta Redonda que se enfrentam nesta quinta-feira, em São Januário.
O resultado premiou a equipe que errou menos já que o Cruzeiro, apesar de ter mais tempo de posse de bola, quase não conseguiu jogadas que colocassem em risco o gol de Fernando Henrique. Em outra noite sem inspiração, o sérvio Petkovic desperdiçou uma penalidade máxima no segundo tempo, chutando a bola por cima da trave.
O primeiro tempo foi disputado em rítmo muito lento e com poucos lances de emoção. Desfalcado de alguns titulares, o Cruzeiro tentou assumir o controle da partida já que necessitava de uma vitória para anular a vantagem alcançada pela equipe carioca no Mineirão. Marcando em cima, o time dirigido por PC Gusmão não permitia que o Fluminense se organizasse dentro de campo.
O Tricolor das Laranjeiras só conseguiu chegar com perigo à área mineira aos 13 minutos quando Marcelo tentou o cruzamento e a bola quase enganou o goleiro Fábio. E depois desse lance o Fluminense demorou a chegar na área do Cruzeiro que continuava marcando melhor, embora se revelasse pouco objetivo no ataque. Aos 23 minutos, Élber recebeu bom passe na área mas chutou nas mãos de Fernando Henrique. O Fluminense melhorou um pouco nos minutos finais da primeira etapa mas não conseguiu criar uma jogada de perigo sequer para o gol de Fábio.
O Cruzeiro voltou modificado nas laterais para o segundo tempo numa tentativa de aumentar a agressividade mas o time continuou com muita dificuldade de produzir jogadas de perigo para o gol da equipe carioca. Aos dez minutos, o Fluminense quase marcou seu primeiro gol quando Petkovic cobrou falta da intermediária e Roger desviou para dar um grande susto em Fábio, já que a bola passou bem perto do gol.
Cinco minutos depois, Tuta foi agarrado por Edu Dracena dentro da área. Pênalti bem marcado pelo árbitro e desperdiçado por Petkovic que comprovando a sua má fase, bateu por cima do gol. O Fluminense continuou pressionando e criando situações de perigo para o gol de Fábio até conseguir a marcação do seu gol aos 33 minutos em jogada confusa quando Lenny e Petkovic tentaram a conclusão até o momento em que Marcelo, dentro da pequena área, bateu de esquerda para as redes.
Nos últimos minutos, o Fluminense apenas tocou a bola esperando o final da partida enquanto o Cruzeiro, parecendo conformado com a eliminação, desistiu de buscar o gol.